Ferramentas de Inteligência Artificial generativa (GenAI) e grandes modelos de linguagem (LLMs) explodiram no mercado, permitindo que as empresas otimizem fluxos de trabalho, simplifiquem processos e se tornem mais eficientes em escala global. No entanto, à medida que as empresas adotam essa tecnologia, elas se tornam mais conscientes do quanto esse processamento de dados afeta suas políticas de Zero Trust para evitar a exposição de dados sensíveis, proprietários ou confidenciais e seus requisitos de conformidade após regulamentações recentemente introduzidas, como a Lei de IA da União Europeia e a Ordem Executiva dos EUA sobre IA Segura, Protegida e Confiável. O valor inerente dos próprios modelos de IA também garante proteção; a propriedade intelectual – como algoritmos sob medida e LLMs – é o resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento e milhões de dólares de investimento.
A IA confidencial ajuda a proteger esses dados e pode permitir que as empresas continuem aproveitando o poder da IA enquanto atendem aos padrões de segurança, privacidade e conformidade necessários para fazer negócios. Ele também protege os modelos generativos proprietários da exposição, garantindo uma valiosa propriedade intelectual.
A IA confidencial existe na interseção da Inteligência Artificial (IA) e da computação confidencial, preenchendo a lacuna entre as políticas Zero Trust projetadas para proteger dados privados e a IA generativa, que geralmente depende do poder de computação em Nuvem para ser treinada e processar tarefas e solicitações complexas. Para que as empresas confiem nas ferramentas de IA, a tecnologia deve existir para proteger contra entradas de exposição, dados treinados, modelos generativos e algoritmos proprietários. A IA confidencial ajuda a fazer isso acontecer.
A IA confidencial utiliza princípios e tecnologias de computação confidencial para ajudar a proteger os dados usados para treinar LLMs, a saída gerada por esses modelos e os próprios modelos proprietários durante o uso. Por meio de isolamento, criptografia e atestado vigorosos, a IA confidencial impede que agentes mal-intencionados acessem e exponham dados, dentro e fora da cadeia de execução.
Abordagem da Intel para IA confidencial
A IA só será genuinamente acessível a todos quando for construída de forma ética e responsável. A Intel colabora com líderes de tecnologia em todo o setor para fornecer ferramentas e soluções inovadoras de ecossistema que tornarão o uso da IA mais seguro, ajudando as empresas a lidar com questões críticas de privacidade e regulamentação em escala.
A Intel cria plataformas e tecnologias que impulsionam a convergência de IA e computação confidencial, permitindo que os clientes protejam diversas cargas de trabalho de IA em todo o ecossistema. A Intel oferece o portfólio de computação confidencial mais abrangente do setor atualmente:
– Isolamento de aplicativos com Intel Software Guard Extensions (Intel SGX).
– Isolamento de máquina virtual com Intel Trust Domain Extensions (Intel TDX).
– Serviços independentes de atestado de confiança por meio da Intel Trust Authority.
A abordagem abrangente da Intel para computação confidencial e IA confidencial oferece benefícios para setores que dependem do armazenamento e processamento de informações confidenciais, como saúde, governo, finanças, varejo e outros. Com a IA confidencial, as empresas podem processar rapidamente grandes volumes de dados por meio de seus modelos de treinamento, mantendo níveis mais altos de segurança e conformidade.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo