Cada vez mais populares em todo o mundo, as frotas de veículos elétricos (VE) seguem como alternativa de mobilidade sustentável. Segundo Dados divulgados pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), no primeiro semestre de 2024 foram vendidos mais de 79 mil veículos leves eletrificados no Brasil, 146% a mais do que ano passado. Uma solução que tem se destacado para garantir uma recarga eficiente e ininterrupta dos VEs é o uso de nobreaks, também conhecidos como Uninterruptible Power Supplies (UPS). Esses dispositivos fornecem energia sem interrupções em caso de falhas na rede elétrica, assegurando o abastecimento contínuo mesmo em situações adversas como apagões ou oscilações na energia.
Os nobreaks, largamente utilizados em ambientes críticos como hospitais e Data Centers, estão sendo cada vez mais explorados como recursos indispensáveis na infraestrutura de recarga de veículos elétricos, especialmente em locais de instabilidades recorrentes nas redes de transmissão ou distribuição. Além de garantir que o carregamento continue sem interrupções, os nobreaks protegem os sistemas eletrônicos dos veículos contra picos de energia, evitando danos que poderiam comprometer o desempenho e a vida útil dos automotores.
Segundo Jamil Mouallem, diretor- comercial e de Marketing da TS Shara – empresa nacional em fornecimento de nobreaks, estabilizadores de tensão, inversores e protetores de rede – outra vantagem dos nobreaks é a sua versatilidade. “Eles são móveis e portáteis, podendo ser utilizados em qualquer local, o que é particularmente útil para quem está em trânsito, garantindo aos motoristas seguir suas rotas sem preocupações”, destaca.
O uso de nobreaks no abastecimento de veículos elétricos é uma inovação promissora, que tem o potencial de transformar a infraestrutura de recarga, tornando-a mais confiável e eficiente. Nesse cenário, o mercado de nobreaks para veículos elétricos está em forte expansão, com empresas do setor de energia e mobilidade elétrica desenvolvendo dispositivos específicos para essa aplicação.
Mas, conforme alerta Mouallem, é necessário considerar a capacidade do nobreak em relação à demanda de energia do carregador. Veículos elétricos exigem uma quantidade significativa de energia para recarga, e nem todos os nobreaks são projetados para suportar essa carga por períodos prolongados. “Além disso, a integração de nobreaks com fontes de energia renovável, como painéis solares, pode oferecer uma solução ainda mais sustentável e autônoma ao abastecimento de veículos elétricos”, complementa o executivo.
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