book_icon

Cloudera obtém conformidade com padrão de segurança PCI DSS 4.0

Certificação demonstra o compromisso da empresa com a segurança cibernética e a conformidade em sua missão de ajudar as instituições financeiras a desbloquear o valor comercial da IA

Cloudera obtém conformidade com padrão de segurança PCI DSS 4.0

A Cloudera, provedora global de plataforma híbrida para dados, análises e IA, anunciou que alcançou o Nível 1 de conformidade com o PCI DSS 4.0, Padrão de Segurança de Dados (DSS – sigla em inglês) da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI – sigla em inglês) para provedores de serviços. Essa certificação demonstra o compromisso da Cloudera com a segurança cibernética e a conformidade em sua missão de ajudar as instituições financeiras a desbloquear o valor comercial da IA. Com esse marco, a Plataforma como Serviço (PaaS – sigla em inglês) e a Nuvem Privada (PVC – sigla em inglês) da Cloudera estão em conformidade com o PCI DSS v4.0, a mais nova versão principal da estrutura.

Os padrões do PCI DSS definem controles e processos de segurança rigorosos para entidades envolvidas no ecossistema de pagamentos, bem como requisitos para desenvolvedores e provedores de soluções para criar e gerenciar com segurança dispositivos de pagamento, software e soluções para o setor de pagamentos.

Nós nos esforçamos para fornecer e manter uma plataforma segura e confiável para apoiar nossos clientes com iniciativas de dados em evolução e capacitá-los a desbloquear maior valor da IA

Já que o crescimento do comércio eletrônico aumentou rapidamente o volume de dados gerenciados pelas instituições financeiras, a necessidade de proteger esses dados também cresceu. De acordo com o Relatório de Estabilidade Financeira Global de 2024, do Fundo Monetário Internacional, o setor financeiro é alvo de um quinto de todos os ataques cibernéticos, e esse risco é, em grande parte, impulsionado por sua dependência de provedores de TI terceirizados. A certificação com os mais recentes padrões de segurança para o PCI é uma prova da capacidade da Cloudera de se adaptar rapidamente aos mais recentes requisitos de segurança do setor financeiro, onde as ameaças estão em constante evolução e se tornando mais sofisticadas.

A IA também transformou o setor financeiro nos últimos anos, com instituições da área adotando assistentes virtuais, criando dados sintéticos para treinamento de modelos, gerando relatórios de pesquisa e resumos de investimentos, e aproveitando o aprendizado de máquina para detecção de fraudes. Como fornecedora de oito dos dez maiores bancos globais, a Cloudera ajuda as instituições financeiras a aproveitarem o poder da IA e da IA generativa enquanto navegam pelos riscos associados, fornecendo um ambiente seguro para gerenciar os grandes volumes de dados necessários para treinar modelos de IA.

“O setor de serviços financeiros está passando por uma Transformação Digital significativa, e a capacidade de trabalhar com provedores de soluções terceirizados confiáveis é fundamental para o sucesso”, afirma Sanjeev Mohan, analista do setor. “As instituições financeiras podem ver a conformidade com estruturas rigorosas, como o PCI DSS 4.0, como um indicador de que o parceiro com o qual estão escolhendo trabalhar é aquele que pode navegar com segurança pelas complexidades de seus dados e prosperar neste futuro movido a IA.”

“A conquista dessa certificação pela Cloudera é uma prova de nosso compromisso com nossos clientes do setor financeiro”, ressalta Natalia Belaya, diretora de Segurança da Informação da Cloudera. “Nós nos esforçamos para fornecer e manter uma plataforma segura e confiável para apoiar nossos clientes com iniciativas de dados em evolução e capacitá-los a desbloquear maior valor da IA”, finaliza.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.