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Gartner destaca as tecnologias disruptivas a serem observadas pelos CIOs

Elas se enquadram em quatro áreas principais – IA autônoma, produtividade do desenvolvedor, experiência total e programas de segurança e privacidade centrados no ser humano

Gartner destaca as tecnologias disruptivas a serem observadas pelos CIOs

As 25 tecnologias disruptivas a serem observadas no Gartner Hype Cycle for Emerging Technologies, 2024 se enquadram em quatro áreas principais: IA autônoma, produtividade do desenvolvedor, experiência total e programas de segurança e privacidade centrados no ser humano. “A IA generativa (GenAI) está acima do pico das expectativas infladas, à medida que o foco dos negócios continua a mudar do entusiasmo em torno dos modelos básicos para casos de uso que impulsionam o ROI”, disse Arun Chandrasekaran, analista do Gartner.

Segundo o executivo, isso está acelerando a IA autônoma. Embora a geração atual de modelos de IA não tenha agência, os laboratórios de pesquisa de IA estão liberando rapidamente agentes que podem interagir dinamicamente com seu ambiente para atingir metas, embora esse desenvolvimento seja um processo gradual.

As organizações se tornarão mais resilientes usando técnicas de segurança e privacidade que criam uma cultura de confiança mútua e consciência dos riscos compartilhados entre as equipes

“Mesmo que a IA continue a chamar a atenção, os CIOs e outros executivos de TI também devem examinar outras tecnologias emergentes com potencial transformacional para desenvolvedores, segurança e experiência de clientes e funcionários e criar estratégias de como explorar essas tecnologias de acordo com a capacidade de suas organizações de lidar com tecnologias não comprovadas”, disse Chandrasekaran.

O Hype Cycle for Emerging Technologies é único entre os Gartner Hype Cycles porque destila insights importantes de mais de 2 mil tecnologias e estruturas aplicadas que o Gartner perfila a cada ano em um conjunto sucinto de tecnologias emergentes “obrigatórias”. Essas tecnologias têm potencial para oferecer benefícios transformacionais nos próximos dois a 10 anos.

Quatro temas de tendências tecnológicas emergentes

IA autônoma: a rápida evolução da IA está produzindo sistemas autônomos de IA que podem operar com supervisão humana mínima, melhorar a si mesmos e se tornar eficazes na tomada de decisões em ambientes complexos. Esses sistemas avançados de IA que podem realizar qualquer tarefa que um humano possa realizar estão começando a se mover lentamente da ficção científica para a realidade. Essas tecnologias incluem sistemas multiagentes, grandes modelos de ação, clientes de máquinas, robôs de trabalho humanóides, agentes autônomos e aprendizado por reforço.

Aumente a produtividade do desenvolvedor: a produtividade do desenvolvedor é mais do que escrever código rapidamente. É influenciado pela comunicação e colaboração eficazes dos desenvolvedores e seu sentimento de foco energizado, envolvimento total e prazer (estar no “estado de fluxo”).

“A tecnologia está revolucionando a maneira como os desenvolvedores projetam e entregam software, tornando-os mais produtivos do que nunca”, disse Chandrasekaran. “É garantir que eles forneçam produtos de alta qualidade rapidamente, maximizando os ganhos, melhorando a satisfação, a colaboração e o fluxo do desenvolvedor.”

As tecnologias emergentes que permitem a produtividade do desenvolvedor incluem engenharia de software aumentada por IA, nativa da nuvem, GitOps, portais internos do desenvolvedor, engenharia imediata e WebAssembly.

Capacite com experiência total: A experiência total é uma estratégia que cria experiências compartilhadas superiores, entrelaçando práticas de experiência do cliente, experiência do funcionário, multiexperiência e experiência do usuário. Ele usa a tecnologia para lidar com interações críticas, capacitando clientes e funcionários, com o objetivo de gerar maior confiança, satisfação, lealdade e defesa. As tecnologias a serem avaliadas incluem gêmeo digital de um cliente, computação espacial, superapps e 6G.

Ofereça segurança e privacidade centradas no ser humano: as organizações se tornarão mais resilientes usando técnicas de segurança e privacidade que criam uma cultura de confiança mútua e consciência dos riscos compartilhados entre as equipes.

“As práticas de segurança muitas vezes se baseiam na premissa de que os humanos podem se comportar de maneira completamente segura e protegida. Mas quando os funcionários precisam escolher entre segurança e entrega comercial, eles geralmente escolhem a entrega comercial, às vezes ignorando controles de segurança muito rigorosos”, disse Chandrasekaran. “A segurança e a privacidade centradas no ser humano tecem uma estrutura rígida de segurança e privacidade no design digital da organização”, completou.

As tecnologias emergentes que suportam segurança e privacidade centradas no ser humano incluem AI TRiSM, arquitetura de malha de segurança cibernética, sistema imunológico digital, segurança de desinformação, aprendizado de máquina federado e criptografia homomórfica.

 

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