Um novo estudo do IBM Institute for Business Value descobriu que, embora os líderes de TI estejam preparando as organizações para a adoção acelerada da IA generativa, a confiança dos executivos de alto escalão na capacidade de sua equipe de TI de fornecer serviços básicos está diminuindo.
O estudo global com 2,5 mil executivos de nível C (CxOs) de 34 países revelou que menos da metade (47%) dos entrevistados acha que sua organização de TI é eficaz em serviços básicos, em comparação com 69% pesquisados em 2013. Hoje, apenas 36% dos CEOs e 50% dos CFOs pesquisados acreditam que a sua TI é eficaz em serviços básicos, abaixo dos 64% e 60%, respectivamente, desde 2013.
Ao mesmo tempo, 43% dos CxOs pesquisados dizem que suas preocupações com sua infraestrutura de tecnologia aumentaram nos últimos seis meses por causa da IA generativa e agora estão focados em otimizar sua infraestrutura para dimensionar a IA generativa. Os entrevistados relatam que atualmente estão gastando 29% mais em Nuvem híbrida do que em IA e, nos próximos dois anos, esperam gastar metade (50%) de seu orçamento em Nuvem híbrida e IA combinadas.
Como os CxOs priorizam os investimentos em infraestrutura pronta para IA generativa, dois terços dos CEOs pesquisados citam que uma forte colaboração de CxO e CFO é fundamental para o sucesso de sua organização. No entanto, existe uma desconexão: apenas 39% dos CxOs pesquisados dizem que colaboram com o financeiro para incorporar métricas de tecnologia em casos de negócios, e apenas 35% dos CFOs pesquisados relatam estar engajados no início do planejamento de TI para definir expectativas estratégicas. Entre os entrevistados de CxO de alto desempenho, o estudo descobriu que as organizações que conectam investimentos em tecnologia a resultados de negócios mensuráveis relatam um crescimento de receita 12% maior.
“Os líderes de tecnologia hoje estão lidando com várias demandas de negócios, tornadas ainda mais complicadas pelo surgimento da IA generativa. Eles devem enfrentar os desafios de modernizar sua infraestrutura de TI e dimensionar a IA generativa para dar suporte à principal vantagem competitiva dos negócios”, disse Mohamad Ali, vice-presidente sênior da IBM Consulting. Nesse cenário de IA em evolução, o relacionamento entre os CxOs e suas contrapartes financeiras nunca foi tão importante, alinhando os gastos com tecnologia com os resultados de negócios para gerar valor real dos investimentos em IA”, completou.
A IA responsável é a principal preocupação dos CxOs de tecnologia, mas há uma lacuna entre intenção e ações
– Para a maioria (80%) dos CEOs pesquisados, a transparência no uso de tecnologias de última geração, como IA generativa, é fundamental para promover a confiança.
– No entanto, a maioria dos CxOs de tecnologia reconhece que suas organizações estão aquém de fornecer práticas essenciais de IA responsável em escala:
– Apenas metade (50%) dos entrevistados dizem que estão entregando os principais recursos de IA responsável para explicabilidade, e menos ainda dizem que estão entregando recursos de privacidade (46%), transparência (45%) e justiça (37%).
– 41% dos CxOs de tecnologia pesquisados relataram um aumento em suas preocupações com regulamentação e conformidade como uma barreira para a IA generativa nos últimos seis meses.
No entanto, a maioria (70%) dos entrevistados de CxO de tecnologia vê a mudança regulatória como uma oportunidade contra apenas 50% dos CEOs.
Os CxOs estão levando suas organizações a repensar sua estratégia de talentos para atender às necessidades da era da IA generativa
– 63% dos CxOs pesquisados concordam que sua competitividade dependerá de sua capacidade de atrair, desenvolver e reter os melhores talentos.
– No entanto, 58% dos CxOs pesquisados dizem que estão tendo dificuldade em preencher funções-chave de tecnologia, e apenas 27% dos entrevistados identificam o talento como uma prioridade.
– Nos próximos três anos, os executivos de tecnologia preveem um aumento na escassez de habilidades em áreas-chave, incluindo nuvem (+36%), IA (+29%), segurança (+25%) e privacidade (+39%).
– 40% dos entrevistados relatam um aumento em sua preocupação nos últimos seis meses.
Mais da metade (54%) dos CxOs de tecnologia pesquisados culpam as pressões financeiras por dificultar sua capacidade de investir em talentos de tecnologia.
– Muitos CxOs pesquisados (69%) dizem que estão recorrendo a parceiros de negócios como fonte de habilidades especializadas.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo