A Perforce Software, que em março adquiriu a Delphix, anunciou nesta terça-feira (20/8) as conclusões do relatório Delphix 2024 State of Data Compliance and Security Report. Este relatório inaugural oferece pesquisas exclusivas sobre os desafios de proteger dados confidenciais em ambientes de não produção ou inferiores, como desenvolvimento, teste, análise e IA/ML.
“Nosso objetivo com este relatório é compartilhar as realidades das exposições de dados confidenciais em não produção para ajudar as empresas a proteger melhor seus dados no futuro”, disse Ann Rosen, diretora de Marketing de Produtos da Delphix by Perforce. “A proteção de dados confidenciais – dados com informações de identificação pessoal (PII) – em não produção tornou-se mais importante ao longo dos anos, à medida que os ataques cibernéticos visam esses ambientes. As empresas precisam fazer mais para proteger dados confidenciais”, completou.
O relatório também revela que o desafio de proteger dados confidenciais só ficará mais complexo com o surgimento da IA. 85% das empresas relatam preocupações sobre a não conformidade regulatória em ambientes de IA. Ainda mais preocupante, 68% das organizações pesquisadas percebem a falta de soluções para lidar com a privacidade de dados em ambientes de IA.
“A IA está transformando as indústrias e os dados estão no centro da IA”, disse Rod Cope, diretor de Tecnologia da Perforce Software. “Quando se trata de IA e dados, pode ser uma faca de dois gumes. Há muita empolgação em torno da inovação possível em IA, mas os dados em ambientes de IA devem ser protegidos. As descobertas do relatório State of Data Compliance and Security Report destacam a importância de cumprir os regulamentos de privacidade de dados também em ambientes de IA”, afirmou.
No geral, 91% das organizações estão preocupadas com a expansão da pegada de exposição em todos os ambientes inferiores (incluindo desenvolvimento de software, testes e análise de dados). No entanto, 86% das organizações permitem exceções de conformidade de dados em não produção. Como resultado, 54% das organizações já sofreram uma violação ou roubo de dados envolvendo dados confidenciais em ambientes de não produção. Na experiência da Delphix, se esses dados não forem protegidos, as consequências podem ser terríveis. De fato, 53% já tiveram problemas de auditoria e falhas relacionadas à não produção.
Para mitigar essas preocupações, as organizações estão recorrendo a ferramentas e abordagens como o mascaramento de dados estáticos, citado como uma solução atual por 66% das organizações pesquisadas.
“Ouvimos o tempo todo dos clientes que as exceções são dadas porque é muito complicado e demorado alcançar a conformidade sem retardar o desenvolvimento ou afetar a qualidade”, disse David Wells, líder de Produtos de Conformidade da Delphix by Perforce. “Na Delphix e na Perforce, acreditamos que, com a abordagem certa, você pode alcançar a conformidade rapidamente sem gargalos na inovação. O mascaramento de dados estáticos é a melhor maneira de proteger seus dados de teste e desenvolvimento. Você precisa de dados realistas de produção para detectar defeitos o mais cedo possível no ciclo de vida de desenvolvimento, mas certamente não deve usar dados de produção para essa finalidade. É por isso que estamos continuamente evoluindo as soluções de mascaramento da Delphix para atender ao cenário de conformidade de dados em constante expansão, independentemente da fonte de dados ou do ambiente”, finalizou.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo