A constante preocupação com a segurança está entre os principais requisitos exigidos pelas empresas na hora de escolher onde irão instalar seus escritórios. Enquanto catracas com biometria e circuito interno de vigilância são recursos básicos, há empresas que vão além quando o assunto é proteção patrimonial. É o caso do complexo empresarial E-business Park, instalado na Lapa, zona oeste da cidade de São Paulo, que utiliza drone de alta tecnologia como reforço da segurança do empreendimento, que possui 160 mil m² de área em condomínio fechado e recebe cerca de 10 mil pessoas diariamente.
O empreendimento acaba de colocar em operação o modelo Mavic 3T, que entrega vídeos de qualidade superior, além de permitir o uso simultâneo de holofote e alto-falante, funções ideais para intensificar o monitoramento durante o período noturno. Além disso, o novo equipamento possui maior raio de alcance, permitindo rotas mais complexas, incluindo a rota de boas-vindas, que estabiliza o drone acima da portaria 1 por alguns minutos.
O drone sobrevoa o complexo três vezes por dia para fazer as rondas aéreas e faz também rondas de orientação, emitindo, inclusive, mensagens com foco na segurança dos frequentadores do local. O dispositivo possui ainda mais autonomia e uma câmera térmica, o que permite identificar e prevenir, por exemplo, pontos de aquecimento na subestação de entrada de energia elétrica de alta tensão instalada dentro do complexo empresarial.
O empreendimento, que abriga cerca de 30 empresas nacionais e multinacionais, como Nokia, GE, Lenovo, Teleperformance, EDP e estúdios Mauricio de Sousa, é pioneiro no uso de drone, uma vez que usa o equipamento desde 2019. Inclusive, em 2020 o E-business Park conquistou o primeiro lugar no prêmio Melhor do Ano de Gestão Imobiliária, concedido pela Abrafac (Associação Brasileira de Facility Management, Property & Workplace), pelo uso do equipamento na segurança do complexo. Já em 2021 o empreendimento também venceu o prêmio Global FM Silver Award, da Abrafac. Os prêmios foram entregues à Cushman & Wakefield, responsável pela gestão do empreendimento.
“Em um complexo tão extenso quanto o E-business Park, investir no novo drone representa um salto tecnológico significativo, trazendo uma camada extra de proteção e monitoramento e nosso compromisso com a segurança e proteção dos frequentadores. Dessa forma, garantimos que as instalações sejam monitoradas continuamente e que possíveis ameaças sejam detectadas e neutralizadas rapidamente”, afirma Sidney Angulo, diretor do E-business Park.
Novo equipamento sobrevoa o complexo três vezes por dia para fazer as rondas aéreas. Crédito: divulgação
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo