book_icon

Inteligência Artificial foi a grande estrela do AWS Summit São Paulo

Na avaliação da empresa, a IA irá moldar grande parte dos US$ 7 trilhões em investimentos previstos nos próximos 10 anos, o que abre gigantescas oportunidades

Inteligência Artificial foi a grande estrela do AWS Summit São Paulo

A Amazon Web Services (AWS) realizou na quinta-feira (15/8) a 13ª edição do AWS Summit São Paulo, que teve como foco a Inteligência Artificial (IA) e cases de sucesso. Não foi um evento para apresentar novidades tecnológicas, estas deverão acontecer no grande evento AWS re:Invent em Las Vegas (EUA), no início de dezembro. “A IA está pavimentando o futuro da sociedade. Hoje, temos a oportunidade de moldar esse esse futuro. Nos próximos 10 anos serão investidos US$ 7 trilhões em tecnologia no mundo, o que abre uma oportunidade gigantesca para todos nós”, disse Cleber Morais, diretor-geral da AWS para o Brasil, na abertura do encontro.

O principal palestrante do AWS Summit São Paulo 2024 foi Vasi Philomin (foto), vice-presidente de IA da AWS, que focou em explicar as vantagens do Amazon Bedrock, um serviço totalmente gerenciado que disponibiliza modelos de base (FMs) de alta performance por meio de uma API unificada. A plataforma oferece um amplo conjunto de recursos para criar aplicações de IA generativa com segurança, privacidade e IA responsável.

“Como todos já ouvimos, grandes modelos de linguagem (LLMs) estão transformando a maneira como aproveitamos a Inteligência Artificial (IA) e permitindo que as empresas repensem os seus processos. Treinados em conjuntos de dados massivos, esses modelos podem compreender rapidamente os dados e gerar respostas relevantes em diversos domínios, desde resumir o conteúdo até responder a perguntas”, comentou. “A ampla aplicabilidade dos LLMs explica por que os clientes de saúde, serviços financeiros e mídia e entretenimento estão se movendo rapidamente para adotá-los. No entanto, nossos clientes nos dizem que, embora os LLMs pré-treinados se destaquem na análise de grandes quantidades de dados, eles geralmente carecem do conhecimento especializado necessário para enfrentar desafios de negócios específicos”, observou Philomin.

O Amazon Bedrock oferece um conjunto de ferramentas que promete transformar a IA generativa de uma solução única para todos em uma solução adaptada às necessidades exclusivas de cada empresa. A personalização inclui técnicas variadas, como Engenharia de Prompt, Geração Aumentada de Recuperação (RAG) e ajuste fino e pré-treinamento contínuo. A Engenharia de Prompt envolve a elaboração cuidadosa de prompts para obter a resposta desejada dos LLMs. O RAG combina o conhecimento recuperado de fontes externas com a geração de linguagem para fornecer respostas mais contextuais e precisas. As técnicas de personalização do modelo, incluindo ajuste fino e pré-treinamento contínuo, envolvem treinamento adicional de um modelo de linguagem pré-treinado em tarefas ou domínios específicos para melhorar o desempenho. Essas técnicas podem ser usadas em combinação entre si para treinar modelos básicos no Amazon Bedrock com seus dados para fornecer resultados contextuais e precisos.

“A AWS está comprometida em desenvolver IA generativa de forma responsável, adotando uma abordagem centrada nas pessoas que prioriza a educação, a ciência e nossos clientes, para integrar a IA responsável em todo o ciclo de vida da IA. Com a abordagem abrangente da AWS para desenvolvimento e governança de IA responsável, o Amazon Bedrock permite que você crie sistemas de IA generativa confiáveis de acordo com seus princípios de IA responsável”, afirmou Philomin.

Um dos principais recursos neste sentido é o Guardrails for Amazon Bedrock, que permite que os clientes personalizem e apliquem verificações de segurança, privacidade e veracidade para seus aplicativos de IA generativa. As proteções ajudam os clientes a bloquear até 85% mais conteúdo nocivo do que a proteção fornecida nativamente por alguns FMs (Foundation Models) no Amazon Bedrock hoje. Ele funciona com todos os LLMs no Amazon Bedrock, modelos ajustados e também se integra a agentes e bases de conhecimento do Amazon Bedrock. Os clientes podem definir filtros de conteúdo com limites configuráveis para ajudar a filtrar conteúdo prejudicial em discurso de ódio, insultos, linguagem sexual, violência, má conduta (incluindo atividade criminosa) e ataques imediatos (jailbreak).

 

 

 

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.