A Inteligência Artificial é uma realidade cada vez mais presente na vida das pessoas. Segundo a consultoria alemã Statista, o mercado global de IA deve crescer 28% ao ano e aumentar em 643 bilhões de dólares nos próximos seis anos. Aqui no Brasil, dados divulgados pelo Google apontam que, de abril de 2023 a abril de 2024, 46% dos usuários utilizaram algum recurso de IA, número 8% acima da média global no mesmo período.
A IA generativa, por exemplo, tem potencial para interferir diretamente na economia global. Segundo o Goldman Sachs, um dos maiores grupos financeiros do mundo, a tecnologia seria capaz de aumentar em US$7 trilhões o PIB global, além de ampliar a produtividade em 1,5%, em um período de 10 anos. Essas projeções demonstram que o Brasil, caso mantenha o ritmo atual, terá um crescimento de mais de 350% na próxima década.
Estudos da Bain & Company, empresa americana de consultoria de gestão, demonstram também que a IA generativa está entre as principais prioridades de 48% das empresas brasileiras. Cenário que, inclusive, levou o governo a lançar o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), com perspectiva de 23 bilhões de reais de investimentos até 2028.
No ramo das telecomunicações, o uso da IA é feito por meio de diversas frentes, aumentando as interações humanas, melhorando a experiência dos clientes e, consequentemente, trazendo mais agilidade na resolução de problemas. De acordo com o Gartner, empresa especializada em pesquisas e consultoria de TI, até 2026, 95% das empresas do setor implantarão iniciativas de análise de dados e IA para aprimorar a experiência do cliente e melhorar o planejamento de produtos.
Para Kathia Alves, CEO e fundadora da VIP Solutions, empresa especializada em telefonia Voip, esse turbilhão de transformações que a indústria de telecomunicações atravessa incentiva as empresas do setor a serem mais eficientes e inovadoras. “Essa revolução tem contribuído com recursos valiosos para o nosso mercado. Estamos sempre buscando por mais vantagens competitivas e trabalhando para a descoberta de novas possibilidades na oferta de serviços”, afirma.
Um desses serviços, segundo Kathia, é a transcrição precisa de chamadas, recurso que ajuda no atendimento ao cliente e também possibilita a análise de desempenho de atendentes. Além disso, a perspectiva é de que, num futuro não muito distante, seja possível detectar fraudes com o recurso da análise de voz, sendo a Inteligência Artificial uma importante aliada na resolução de falhas e na criação de alternativas para uma melhor experiência do cliente.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo