book_icon

Oportunidades na área de gerenciamento de dados de investimentos

Estudo da Clearwater Analytics descobriu que 44% das empresas continuam a usar o Excel para agregar e gerenciar dados de investimento para relatórios de clientes

Oportunidades na área de gerenciamento de dados de investimentos

A Clearwater Analytics, fornecedora mundial de soluções de gestão de investimentos, contabilidade, relatórios e análises baseadas em SaaS, divulgou nesta quarta-feira (14/8) o estudo State of Investment Data Management de 2024. O relatório revela informações valiosas sobre as tendências atuais e futuras do gerenciamento de dados de investimento. A pesquisa, com contribuições de 130 profissionais de investimento, incluindo gestores de ativos, gestores de patrimônio, fundos de hedge e CIOs, reflete as diversas estratégias e desafios enfrentados pelos profissionais de investimento no complexo mercado atual.

No centro deste estudo está uma indústria que está em uma marcha constante em direção a um futuro orientado por dados e com conhecimento de tecnologia

“Diante de nossas últimas descobertas, é um momento crucial para os líderes do setor de investimentos tomarem medidas decisivas e mudarem para sistemas mais inteligentes”, disse Scott Erickson, diretor de Receita da Clearwater Analytics. “Estamos em uma encruzilhada digital em que o apego a sistemas legados como o Excel não é apenas ineficiente, é um sinal de inércia comercial. As empresas que gastam até 80% de seu tempo na coleta de dados estão alocando incorretamente seu recurso mais valioso – o tempo. Este estudo é um claro apelo à ação: acelerar a adoção de tecnologias de automação e gerenciamento de dados para liberar tempo valioso para iniciativas estratégicas que podem aumentar significativamente a satisfação e a fidelidade do cliente”, observou.

O desempenho do investimento orgânico reina supremo na condução do crescimento do AUM

O estudo revela que 60% dos entrevistados estão focados principalmente no desempenho do investimento orgânico para impulsionar o crescimento do AUM (Assets Under Management). Essa descoberta ressalta a antiga crença de que os retornos competitivos são fundamentais para o crescimento dos ativos e que as empresas devem não apenas manter, mas também desenvolver suas estratégias de investimento para manter uma vantagem em um mercado lotado.

O envolvimento do cliente surge como o principal impulsionador dos fluxos de investimento

De acordo com o estudo, o envolvimento do cliente é identificado por 48% dos investidores institucionais como o fator mais significativo que impulsiona os fluxos de investimento. As empresas bem-sucedidas entendem que um investimento em sistemas de tecnologia que aprofundam o envolvimento do cliente é crucial para o crescimento do AUM. Esse foco garante que cada interação enriqueça a experiência do cliente e solidifique a confiança e a lealdade.

Perda de tempo vs. ganho de tecnologia: a decisão crítica para empresas de investimento

O estudo descobriu que 44% das empresas continuam a contar com ferramentas manuais, como o Excel, para agregar e gerenciar dados de investimento para relatórios de clientes, enquanto 21,3% das empresas gastam entre 60% e 80% de seu tempo respondendo a consultas de clientes. No entanto, o estudo também revela uma notável dependência de ferramentas terceirizadas de terceiros (41,2%), ilustrando a confiança do setor em soluções e conhecimentos especializados. As empresas que ficam para trás nessa transição devem considerar os benefícios de precisão e eficiência que a tecnologia de gestão de investimentos oferece, uma área potencial para melhoria imediata e um passo crucial para a liderança de mercado.

“Este estudo mostra que as empresas que cultivam e mantêm relacionamentos fortes com os clientes estão bem posicionadas para o crescimento e retenção de ativos. Para otimizar essa dinâmica, os líderes de negócios devem investir em sistemas de tecnologia que apoiem um envolvimento mais profundo do cliente, garantindo que cada interação agregue valor e fortaleça a confiança”, disse Sunil Dixit, diretor de Produtos da Clearwater Analytics. “No centro deste estudo está uma indústria que está em uma marcha constante em direção a um futuro orientado por dados e com conhecimento de tecnologia. Aqueles que têm a visão de investir em tecnologia de ponta e experiência terceirizada podem colher recompensas substanciais”, finalizou.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.