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Remessas de smartphones cresceram 20% no segundo trimestre na AL, diz Canalys

A Samsung manteve sua liderança saudável no mercado, crescendo 9% ano a ano, para 10,2 milhões de unidades; e a Xiaomi ultrapassou a Mororola, ficando na segunda posição

Remessas de smartphones cresceram 20% no segundo trimestre na AL, diz Canalys

A pesquisa mais recente da Canalys mostra que o mercado de smartphones da América Latina atingiu o quarto trimestre consecutivo de crescimento anual de dois dígitos no segundo trimestre de 2024, com as remessas subindo 20% em relação ao ano anterior, para 33,5 milhões de unidades. O crescimento contínuo foi impulsionado pela maior parcela de dispositivos que custam menos de US$ 200 desde o 2º trimestre de 2021. A Samsung manteve sua liderança saudável no mercado, crescendo 9% ano a ano, para 10,2 milhões de unidades, impulsionada pela série A.

A Xiaomi foi a segunda maior fornecedora de smartphones da América Latina pela primeira vez, apoiada por um crescimento de 35% nas remessas, para 6,2 milhões de dispositivos. O segundo trimestre também marcou o maior volume trimestral da Xiaomi na região até o momento, ao ultrapassar a marca de 6 milhões de unidades pela primeira vez. A Motorola seguiu em terceiro, vendendo 5,7 milhões de unidades. Transsion e Honor completaram o top 5, crescendo 52% e 47%, respectivamente, para 3,2 milhões e 1,7 milhão de unidades.

Lições difíceis foram aprendidas durante a desaceleração do mercado em 2023, e os fornecedores com aspirações de longo prazo na região já devem olhar além de suas metas de vendas e priorizar o fortalecimento das parcerias de Canal

“A demanda por smartphones continua a crescer na América Latina graças a um ciclo de atualização contínuo que foi acelerado por grandes investimentos de fornecedores ambiciosos em crescimento”, disse Miguel Pérez, analista sênior da Canalys. “Os fornecedores estão incentivando os consumidores a atualizar seus dispositivos mais cedo, usando um forte posicionamento de custo-benefício e preços agressivos. Esses fatores também definem a atual dinâmica competitiva entre os fornecedores, já que a maioria dos players está focada em lançar especificações atraentes a preços baixos. Isso se reflete no ASP (preço médio de venda) caindo 12% ano a ano para seu valor mais baixo desde o 2º trimestre de 2021. A concorrência acirrada entre muitos fornecedores está tornando o consumidor o atual vencedor do mercado. No entanto, os fornecedores devem encontrar um equilíbrio entre ganhos de volume de curto prazo e fatores de força de longo prazo, como lucratividade operacional e posicionamento de marca”, completou.

“O número de smartphones enviados no primeiro semestre de 2024 é o maior volume já enviado em dois trimestres na América Latina”, acrescentou Pérez. “A maioria dos fornecedores está voando alto com fortes taxas de crescimento. No entanto, há preocupações crescentes sobre a saturação do mercado combinada com a crescente incerteza no ambiente econômico global e com a eleição presidencial dos EUA, o que pode afetar a demanda por smartphones na região”, observou.

Se não for bem gerenciada, continuou o analista, a desaceleração pode comprometer as ambições de longo prazo dos fornecedores e do canal de vendas. Para todos os participantes do setor, será crucial ter um gerenciamento de estoque eficaz, controles rígidos de reabastecimento e planejar a alocação de recursos com bastante antecedência.

“Lições difíceis foram aprendidas durante a desaceleração do mercado em 2023, e os fornecedores com aspirações de longo prazo na região já devem olhar além de suas metas de vendas e priorizar o fortalecimento das parcerias de Canal, garantindo margens saudáveis de produtos e cumprindo seus roteiros e metas. Ainda assim, em uma desaceleração do mercado, novos fornecedores podem desafiar os players estabelecidos, pois tanto os consumidores quanto o canal de vendas permanecem abertos a novas marcas e propostas de produtos em busca da melhor oferta”, finalizou.

 

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