De acordo com os dados mais recentes da empresa de pesquisas Canalys, as remessas mundiais de tablets aumentaram 18% ano a ano no segundo trimestre de 2024, atingindo 35,9 milhões de unidades. Ao mesmo tempo, as remessas de chromebooks cresceram 4%, atingindo 6 milhões de unidades, à medida que o mercado educacional voltou aos padrões típicos de gastos sazonais.
“A indústria de tablets teve um primeiro semestre de 2024 positivo, e o resto do ano deve trazer mais alívio após um 2023 difícil”, disse Kieren Jessop, analista da Canalys. “Os lançamentos de produtos coincidiram com um aumento na demanda de atualização cíclica após o aumento nas vendas de tablets que ocorreu durante a pandemia. Inovações adicionais em áreas como tecnologia de exibição e funcionalidade integrada de IA devem atrair ainda mais o interesse do consumidor, principalmente para tablets premium”, completou.
O mercado chinês de tablets mostrou um tremendo crescimento devido às estratégias promocionais agressivas dos fornecedores domésticos, o que aumentou a penetração de tablets no país. Com esses fornecedores visando a expansão internacional, regiões como o Oriente Médio e a Europa Central e Oriental também estão vendo um aumento nas remessas. Na Índia, as licitações governamentais de educação aumentaram a demanda, com crescimento futuro previsto devido a diretrizes que favorecem a fabricação local de dispositivos.
No segundo trimestre de 2024, a Apple manteve sua liderança no mercado global de tablets, enviando 13,9 milhões de iPads e garantindo uma participação de mercado de 39%. A Samsung teve um aumento de 13% em relação ao ano anterior, enviando 6,8 milhões de unidades, impulsionado pelas fortes vendas de seus principais modelos e pela crescente demanda nos mercados emergentes em toda a região da Ásia-Pacífico.
A Huawei manteve sua posição em terceiro lugar, enviando 2,5 milhões de unidades e alcançando um crescimento anual robusto de 51%, impulsionado principalmente pela demanda na China e na EMEA. A Lenovo ficou em quarto lugar, com 2,5 milhões de unidades vendidas e crescimento anual de 16%, fortalecendo sua presença na maioria dos mercados globais. A Xiaomi completou os cinco primeiros, superando a Amazon com um crescimento significativo de 106% ano a ano e 2,1 milhões de unidades enviadas.
Remessa mundial do chromebook
“As remessas de chromebooks experimentaram o aumento sazonal típico no segundo trimestre, com crescimento de 4% e pouco mais de 6 milhões de dispositivos enviados”, disse Greg Davis, analista da Canalys. “As remessas de chromebooks foram reforçadas neste trimestre por pacotes de financiamento de educação específicos para a região, como o Fundo de Conectividade de Emergência (ECF) nos Estados Unidos, que exigiu que os gastos fossem concluídos no segundo trimestre de 2024. Os descontos no Canal de varejo também ajudaram a apoiar a demanda do consumidor por chromebooks, principalmente para uso em ambientes educacionais. Embora prevejamos que os números de remessas caiam sequencialmente no terceiro trimestre, a tendência geral para a categoria permanece positiva, com sua presença no espaço educacional e a maior integração de recursos de IA no dispositivo em chromebooks”, comentou.
No mercado de chromebooks, a HP manteve o primeiro lugar, pois vendeu 1,7 milhão de unidades no segundo trimestre de 2024, com uma participação de mercado de 28%. Com um aumento de 9% ano a ano, a Lenovo ficou em segundo lugar, enviando 1,5 milhão de chromebooks em todo o mundo. A Acer, que mais cresceu neste trimestre, conquistou o terceiro lugar com 1,2 milhão de unidades enviadas, impulsionada por seu sucesso em licitações governamentais em toda a região da Ásia-Pacífico. A Dell e a Asus ficaram em quarto e quinto lugar, respectivamente, ambas sofrendo quedas ano a ano nas remessas.
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