book_icon

Intel lança GPU discreta para cockpit de veículo alimentado por IA

O Intel Arc Graphics for Automotive será implementado comercialmente em veículos já em 2025, acelerando a tecnologia automotiva de cockpits inteligentes

Intel lança GPU discreta para cockpit de veículo alimentado por IA

Em um movimento estratégico para capacitar as montadoras de automóveis com oportunidades inovadoras, a Intel revelou sua primeira unidade de processamento gráfico discreto (dGPU), o Intel Arc Graphics for Automotive, em seu evento AI Cockpit Innovation Experience.

Para promover a IA automotiva, o produto será implementado comercialmente em veículos já em 2025, acelerando a tecnologia automotiva e desbloqueando uma nova era de experiências de cockpit orientadas por IA e personalização aprimorada para fabricantes e motoristas.

A entrada da Intel em GPUs discretas automotivas atende à crescente demanda por poder de computação em cockpits de veículos cada vez mais sofisticados. Ao adicionar os gráficos Intel Arc para o setor automotivo ao seu portfólio existente de system-on-chips (SoCs) de veículos definidos por software (SDV) aprimorados por IA, a Intel oferece às montadoras uma solução de plataforma aberta, flexível e escalável que traz experiências de alta fidelidade de nível superior para o veículo.

Reunindo mais de 100 parceiros de fornecedores independentes de software (ISV) que criaram mais de 500 recursos e aplicativos de IA, o programa acelerador fornece imediatamente um ecossistema incomparável

As montadoras agora podem projetar uma plataforma de veículo único que pode ser dimensionada em todos os níveis de acabamento. Os modelos básicos e intermediários podem aproveitar o Intel SDV SoC, enquanto os veículos de última geração podem se beneficiar da potência adicional do dGPU para ainda mais recursos premium. Essa abordagem simplifica o desenvolvimento, pois o software é totalmente compatível entre a GPU integrada e a GPU discreta.

A AI Cockpit Experience da Intel apresentou um futuro em que a IA no veículo cria interações intuitivas e personalizadas entre o motorista, os passageiros e o veículo que podem personalizar o passeio e otimizar a direção.

“A estratégia da Intel é trazer o poder da IA para dispositivos de todos os tamanhos e formas, e estamos entusiasmados em trazer essa experiência e nosso vasto ecossistema aberto de IA para a indústria automotiva”, disse Jack Weast, vice-presidente e gerente-geral da Intel Automotive. “Os rápidos ciclos de desenvolvimento de veículos elétricos da China e a adoção tecnológica avançada a tornam um campo de testes ideal para nossas tecnologias de próxima geração”, completou.

Principais recursos da solução AI cockpit da Intel:

Escalabilidade: as montadoras podem escolher o Intel SDV SoC e, posteriormente, adicionar uma GPU discreta Intel para gerenciar cargas de trabalho de computação maiores e expandir os recursos de IA graças a um conjunto de instruções unificado que simplifica o desenvolvimento.

Experiências no veículo de última geração: o reconhecimento de voz, câmera e gestos com tecnologia Intel transforma os veículos em hubs móveis imersivos. A demonstração da Thundersoft apresentou sua interface de usuário (UI) de cockpit de nova geração que transforma veículos em hubs móveis imersivos que suportam sete telas de alta definição, renderização de gráficos 3D e câmeras de veículos de seis polegadas e recursos interativos. A nova interface do usuário também mostrou sua capacidade de executar títulos de jogos AAA de alta demanda simultaneamente enquanto executa aplicativos ricos em PC AI para trabalho móvel inteligente.

Personalização profunda: com poderosos algoritmos de IA aprendendo as preferências do motorista, as montadoras podem oferecer uma experiência altamente personalizada, adaptando as configurações do cockpit sem comandos de voz. O AI Car Assistant da Zhipu demonstrou o poder dos grandes modelos de linguagem (LLMs) executados na plataforma de computação da Intel. A demonstração destacou a capacidade de executar comandos complexos de controle de veículos por meio de processamento de linguagem natural, responder a perguntas relacionadas ao veículo com precisão e até mesmo conversar com os usuários, proporcionando uma jornada mais interativa e agradável.

Produtividade, jogos e entretenimento aprimorados: as montadoras podem transformar o veículo em um escritório móvel e centro de entretenimento com telas 4K imersivas, configurações multitela e interfaces 3D avançadas.

Programa AI PC Accelerator da Intel: reunindo mais de 100 parceiros de fornecedores independentes de software (ISV) que criaram mais de 500 recursos e aplicativos de IA, o programa acelerador fornece imediatamente um ecossistema incomparável que pode ser aproveitado dentro do veículo.

Blocos de construção para o futuro

A Intel fornece os blocos de construção para um futuro em que a condução é mais inteligente, segura e personalizada do que nunca. O aumento do poder de computação oferecido pelo dGPU abre um mundo de possibilidades para as montadoras diferenciarem suas marcas hoje. Com a confiança adicional, eles estão prontos para oferecer um novo nível de experiências orientadas por IA para seus clientes amanhã.

A Intel pretende ser a parceira preferida das montadoras. A estratégia XPU da empresa, o robusto ecossistema de software acelerador de IA e os recursos de otimização fornecem uma base sólida para a inovação no espaço automotivo.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.