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IBM apresenta assistente de segurança cibernética com IA generativa

Construído na plataforma de dados e IA watsonx, o novo IBM Consulting Cybersecurity Assistant foi projetado para acelerar e melhorar a identificação, investigação e resposta a ameaças

IBM apresenta assistente de segurança cibernética com IA generativa

A IBM anunciou a introdução de recursos de IA generativa em seus serviços gerenciados de Detecção e Resposta a Ameaças utilizados por analistas da IBM Consulting para avançar e simplificar as operações de segurança para os clientes. Construído na plataforma de dados e IA watsonx da IBM, o novo IBM Consulting Cybersecurity Assistant foi projetado para acelerar e melhorar a identificação, investigação e resposta a ameaças críticas de segurança.

Além de ser incluído na prática de Detecção e Resposta a Ameaças da IBM Consulting, o Cybersecurity Assistant fará parte do IBM Consulting Advantage, a plataforma de serviços de IA com ativos de IA desenvolvidos especificamente para capacitar os consultores da IBM a agregar valor aos clientes com consistência, repetibilidade, qualidade e velocidade.

O Assistente de Segurança Cibernética inclui um mecanismo de conversação de IA generativa que fornece insights em tempo real e suporte em tarefas operacionais para clientes e analistas de segurança da IBM

“À medida que os incidentes cibernéticos evoluem de crises imediatas para eventos multidimensionais e de meses, as equipes de segurança enfrentam o desafio duradouro de muitos ataques e não há tempo ou pessoas suficientes para se defender contra eles”, disse Mark Hughes, sócio-gerente global de Serviços de Segurança Cibernética da IBM Consulting. “Ao aprimorar nossos serviços de Detecção e Resposta a Ameaças com IA generativa, podemos reduzir investigações manuais e tarefas operacionais para analistas de segurança, capacitando-os a responder de forma mais proativa e precisa a ameaças críticas e ajudando a melhorar a postura geral de segurança para os clientes”, completou.

Os Serviços de Detecção e Resposta a Ameaças (TDR) da IBM podem escalar ou fechar automaticamente até 85% dos alertas e agora, reunindo os recursos existentes de IA e automação com as novas tecnologias de IA generativa, os analistas de segurança global da IBM podem acelerar a investigação dos alertas restantes que exigem ação.

Especificamente, os novos recursos ajudaram a reduzir o tempo de investigação de alertas em 48% para um cliente. O novo Assistente de Segurança Cibernética oferece o seguinte:

Acelere as investigações e correções de ameaças com análise de correlação histórica

O Assistente de Segurança Cibernética foi projetado para ajudar a acelerar investigações de ameaças complexas por meio da análise de correlação histórica de ameaças semelhantes. Integrado aos serviços TDR da IBM, o novo recurso correlaciona alertas e aprimora insights de SIEM, rede, EDR, vulnerabilidade e telemetria para fornecer uma abordagem holística e integrativa de gerenciamento de ameaças.

Ao analisar padrões de atividades históricas de ameaças específicas do cliente, os analistas de segurança estarão equipados para serem mais proativos e precisos. Para ajudá-los a compreender melhor as ameaças críticas, os analistas terão acesso a uma visão da linha do tempo das sequências de ataque, ajudando-os a compreender melhor o problema e fornecer mais contexto às investigações.

O assistente também recomendará automaticamente ações com base nos padrões históricos de atividade analisada e níveis de confiança predefinidos, acelerando os tempos de resposta para os clientes e ajudando a reduzir o tempo de permanência dos invasores. Com a capacidade de aprender continuamente com as investigações, espera-se que a velocidade e a precisão do Assistente de Segurança Cibernética melhorem com o tempo.

Tarefas operacionais simplificadas com um mecanismo de conversação avançado

O Assistente de Segurança Cibernética inclui um mecanismo de conversação de IA generativa que fornece insights em tempo real e suporte em tarefas operacionais para clientes e analistas de segurança da IBM. Além de responder a solicitações como abrir ou resumir tickets, o recurso de conversação pode acionar automaticamente ações relevantes, incluindo a execução de consultas, extração de logs, explicações de comandos ou enriquecimento da inteligência de ameaças. Ao explicar eventos e comandos de segurança complexos, o Serviço TDR pode ajudar a reduzir o ruído e aumentar a eficiência geral do SOC para os clientes.

“Com os avanços da IBM em seus serviços de segurança gerenciados, as empresas podem obter um novo nível de percepção sobre ameaças críticas e se beneficiar da tecnologia que aprende continuamente com as ações tomadas em seu ambiente específico. Isso ajuda a impulsionar um ciclo de investigações de ameaças cada vez mais precisas e rápidas, o que é especialmente crucial hoje, pois as empresas enfrentam uma escassez de recursos de segurança e excedentes em riscos e vulnerabilidades de segurança”, disse Craig Robinson, vice-presidente da prática de Pesquisa de Serviços de Segurança da IDC.

Construído em colaboração com a IBM Research, o novo IBM Consulting Cybersecurity Assistant aproveita os recursos mais amplos de IA generativa da IBM – construídos nos modelos de base Granite da empresa, refinados para produção no IBM watsonx.ai e aproveitando o IBM watsonx Assistant para a interface de bate-papo conversacional.

 

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