book_icon

Open Source empresarial abre caminhos para democratizar o acesso à tecnologia

Essa inovação é possível graças à contribuição contínua de comunidades multiculturais, com pessoas de diferentes áreas, regiões e habilidades que se complementam e trazem ideias inovadoras

Open Source empresarial abre caminhos para democratizar o acesso à tecnologia

O painel “Open Source & Business”, realizado recentemente na Zabbix LatAm Conference, foi palco para líderes da indústria de tecnologia discutirem a importância do Open Source no ambiente empresarial e como a mentalidade está democratizando o acesso à tecnologia no ambiente de negócios. O debate contou com a participação de Luciano Alves, CEO, Zabbix LatAm, Brasil, Alexei Vladishev, CEO & Founder, Zabbix, Letônia, Marlon Souza, Head of Cloud Services, T-Systems do Brasil, Thiago Araki, Senior Director, Technology Sales & GTM Latin America, Red Hat, Brasil e Ricardo Pinto, Director Comercial, Imagunet, Colômbia.

A discussão teve início com a utilização de tecnologias Open Source, formato que oferece suporte, estabilidade e correção de bugs essenciais para as empresas. Segundo Thiago Araki, organizações devem adotar a filosofia aberta por diversas razões, especialmente, por ser a melhor maneira de escalar processos e preparar equipes. “Essa inovação é possível graças à contribuição contínua de comunidades multiculturais, com pessoas de diferentes áreas, regiões e habilidades que se complementam e trazem ideias inovadoras”, afirma.

Essa transformação é crucial para garantir que tomadores de decisão nas empresas liberem verbas, projetos de suporte, treinamentos e apoio contínuo para as iniciativas de Open Source 

Ele também ressaltou a importância da diversidade dentro dessas comunidades, afirmando que “a melhor ideia ganha e, mais do que isso, essa riqueza de pontos de vista e experiências de mundo são capitais para impulsionar a inovação contínua e produzir escalabilidade, algo que todas as empresas buscam em suas jornadas de tecnologia.”

Marlon Souza destacou a maturidade do Open Source no Brasil e em outros países onde a T-Systems atua. “Temos uma grande abertura para o Open Source e isso amadureceu bastante. Essa segurança que o Open Source traz é algo que sempre buscamos e hoje estamos no caminho certo, com muitas oportunidades.”

Durante o painel, também foi discutido o desafio de comunicação entre fabricantes e clientes. Marlon comentou que, embora Open Source seja amplamente utilizado e valorizado por analistas e arquitetos de TI, há uma lacuna de entendimento e comunicação com os níveis de gestão nas empresas. “Nos cabe, como fabricantes, conseguir ter uma interlocução com esses gestores para transmitir informações sobre o modelo de negócio do Open Source, não apenas sobre a plataforma e ferramentas em si.”

O evento também contou com a participação de outros especialistas que discutiram como transformar a percepção do Open Source, não apenas como uma plataforma tecnológica, mas também como um modelo de negócio robusto. Essa transformação é crucial para garantir que tomadores de decisão nas empresas liberem verbas, projetos de suporte, treinamentos e apoio contínuo para as iniciativas de Open Source.

“Acredito que é fundamental distinguir entre o software Open Source e o negócio Open Source. Open Source não se trata de gratuidade, mas sim da liberdade de uso. O Zabbix, por exemplo, é free e Open Source como plataforma, mas o negócio em torno dele não o é. É crucial que haja remuneração para sustentar o desenvolvimento contínuo e oferecer suporte de qualidade. Nosso papel é educar o mercado sobre esse modelo de negócio.”, disse Luciano Alves, CEO da Zabbix América Latina.

Durante todo o evento foi destacada a importância do Open Source no ambiente empresarial e a necessidade de uma comunicação eficaz entre fabricantes e clientes para impulsionar a adoção e a inovação contínua.

“Quanto mais pessoas entenderem e participarem desse ecossistema (Open Ssource), mais robusto ele se tornará. Estamos comprometidos em expandir o diálogo e em fortalecer a comunidade em torno do Zabbix.”, finaliza, Alexei Vladishev, CEO & fundador, Zabbix.

A Zabbix é a empresa responsável por desenvolver o software Zabbix, uma plataforma 100% Open Source de coleta, análise e monitoramento de dados em tempo real, que apoia empresas de diferentes setores e tamanhos, expandindo-se além da infraestrutura de tecnologia. Em atividade desde 2005, a sede da companhia está localizada na Letônia, com escritórios nos Estados Unidos, Japão e América Latina, com escritório localizado em Porto Alegre, e incluindo um distribuidor na China.

A Red Hat, empresa global no fornecimento de soluções empresariais Open Source e usa uma abordagem de parceria com as comunidades para entregar tecnologias Linux, de cloud híbrida, de containers e Kubernetes confiáveis e de alta performance. A Red Hat ajuda os clientes a integrar aplicações de TI existentes e novas, desenvolver aplicações nativas em cloud, padronizar com o sistema operacional líder no setor e automatizar, proteger e gerenciar ambientes complexos.

Com cerca de 28 mil funcionários no mundo, a T-Systems está presente em mais de 20 países e é uma das empresas globais no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Atualmente, a empresa oferece um portfólio integrado com foco em quatro áreas: Cloud Services, SAP Solutions, Digital Enabler e Security.A T-Systems ainda conta com soluções de TI integradas, disruptivas e de ponta a ponta para diversos tipos de negócio, impulsionando a inovação de empresas dos mais variados segmentos, tais como automotivo, varejo, manufatura, finanças, energia, telecom, governo, serviços, agronegócios e logística.

Serviço
www.zabbix.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.