Com a missão de preservar e maximizar o valor do patrimônio dos clientes, empresas dos setores de gerenciamento condominial e de facilities têm um desafio em comum: a gestão assertiva dos dados de manutenção dos serviços. Esse é o caso da JLL, companhia de serviços imobiliários que assessora empresas na locação, compra, venda, gerenciamento e investimentos em uma variedade de ativos, incluindo imóveis industriais, corporativos, de varejo e hoteleiros. Atuando em múltiplas unidades federativas e gerenciando diversos players de manutenção predial, a JLL tinha a demanda de fazer uma gestão centralizada de toda essa manutenção, a fim de garantir eficiência operacional.
Diante da capilaridade de fornecedores com quem trabalha, a companhia percebeu que muitas dessas empresas estavam atrasadas em relação ao controle das suas Ordens de Serviço (OSs), e decidiu alavancar esse mercado com foco em modernizar seus fornecedores. Para isso, buscou o suporte da Fracttal, empresa global de soluções inteligentes para manutenção de ativos, e implementou o software de manutenção de ativos Fracttal One. Com o sucesso da aplicação da solução, apenas em 2023 a JLL atingiu 100 mil OSs administradas de forma digital, em escala, em todo o Brasil.
Vinicius Santos, gerente de Produtos de Tecnologia para a América Latina da JLL Technologies, ressalta as vantagens conquistadas com o desenvolvimento do projeto. “Hoje, temos um controle aprimorado sobre as OSs, com acesso a um histórico abrangente dos ativos, maior controle sobre tarefas e uma interface intuitiva para visualizar e gerenciar tarefas de forma organizada”, diz.
Desenvolvimento
O processo de implementação do Fracttal One na JLL foi realizado em ondas com foco em atender as demandas das equipes de engenharia e dos técnicos de manutenção, mas com uma forte base tecnológica, por isso o time de tecnologia da empresa foi quem encabeçou a execução do projeto, contando com o treinamento da Fracttal para desenvolver usuários capacitados no uso da ferramenta.
Juan Ferrari, gerente comercial da Fracttal, destaca o foco do negócio. “Com uma gama expandida de recursos e uma abordagem centrada no cliente, estamos capacitando as empresas a alcançarem novos patamares de eficiência e desempenho na gestão de manutenção de ativos”, completa.
Operando de forma remota a partir de qualquer dispositivo e com toda a infraestrutura baseada na Nuvem, o Fracttal One entrega baixo custo inicial e alto poder de escalabilidade, além de adequação a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que garante a segurança das informações. “Nossa solução aprimora a tomada de decisões, aumenta a eficiência e prolonga a vida útil dos ativos físicos. Estamos liderando o caminho em direção ao futuro da manutenção com ferramentas avançadas impulsionadas por Inteligência Artificial e IoT (Internet of Things)”, acrescenta Ferrari.
Santos ainda reforça como o Fracttal One otimizou a operação da JLL. “Foi uma tarefa árdua realizada pelo nosso time técnico e pela Fracttal para realizar a compatibilização dos planos de manutenção em dezenas de sites pelo Brasil, a padronização das classificações das ordens de serviço, além de outras padronizações, como status e criticidade. Hoje, nós temos um plano anual de manutenção que é comum para todos os ativos pelo Brasil e a Fracttal é um parceiro estratégico para que consigamos alcançar nossos resultados”, afirma.
Resultados
Com a conclusão da implementação do Fracttal One, que durou cerca de três trimestres, o resultado foi a geração de dashboards completos para os clientes da JLL, cujo conteúdo apresenta todas as informações necessárias sobre as manutenções, desde o volume total de ordens de trabalho realizadas, fechadas e canceladas até informações de equipamentos que estão fora de atuação e equipamentos que possam ser críticos, controle que é fundamental para garantir que não haja surpresas na manutenção dos ativos.
“Com o Fracttal One ficou muito mais fácil cruzar todas as informações e entregar um relatório consistente para os clientes, que era a nossa principal demanda. Com isso, o número de OSs cresceu exponencialmente, com mais de 262 mil finalizadas desde a implementação”, comenta Santos.
O próximo passo dessa parceria é entregar os resultados de valor também para os clientes finais da JLL, indo além da operação interna. “Agora nós estamos ativamente trabalhando para que os nossos clientes finais de fundo de investimento imobiliário, que demandam um controle de portfólio bem consistente, também tirem proveito dessas informações”, conta Santos. A principal novidade é o uso da Inteligência Artificial, que contará com o histórico de dados do projeto desde 2020 para começar a ser construída.
“O propósito da JLL é moldar o futuro do mercado imobiliário por um mundo melhor. Hoje, somos a empresa do setor que mais investe em tecnologia, pois acreditamos que ela nos permite ajudar nossos clientes a responder às novas necessidades do mundo atual e aproveitar as oportunidades para estarem bem posicionados diante dos desafios do futuro”, relata.
O executivo, ressalta, ainda, o compromisso inovador e sustentável da marca. “Uma das áreas que podemos ter maior impacto pela nossa capilaridade no setor imobiliário global é a da sustentabilidade. Nesse contexto, realizar melhores manutenções nos ativos que administramos viabiliza que os equipamentos consumam menos energia e recursos naturais, causando impacto positivo nos indicadores relacionados ao cuidado ambiental. A Fracttal vem nos ajudando nesse propósito suportando a complexidade do nosso negócio com excelência tecnológica”, finaliza Santos.
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