book_icon

Open RAN confirma potencial e permanência na América Latina

A indústria de telecomunicações espera que o Open RAN se expanda globalmente, impactando a América Latina e o Caribe. A tecnologia é analisada pela 5G Americas em seu novo White Paper “Open RAN na América Latina e no Caribe

Open RAN confirma potencial e permanência na América Latina

As redes abertas de acesso por rádio, chamadas Open RAN, redefinem os padrões e práticas da indústria de telecomunicações com base na evolução das redes tradicionais. Suas características técnicas e status na América Latina e no Caribe podem ser encontrados no novo White Paper 5G Américas “Open RAN na América Latina e no Caribe”.

O estudo explica que a abordagem Open RAN desagrega software de hardware, permitindo que software RAN seja executado em plataformas de hardware comuns. Interfaces padrão abertas permitem a integração dos melhores componentes do fornecedor. Uma abordagem RAN aberta permite a inovação, a concorrência e reduz custos na cadeia de fornecimento global de fornecedores.

A nível global, a indústria Open RAN apresenta uma evolução dinâmica, as operadoras estão progressivamente migrando de arquiteturas fechadas para arquiteturas abertas baseadas na decomposição de funções físicas e virtuais, suportadas por interfaces interoperáveis ​​de múltiplos fornecedores

“A nível global, a indústria Open RAN apresenta uma evolução dinâmica, as operadoras estão progressivamente migrando de arquiteturas fechadas para arquiteturas abertas baseadas na decomposição de funções físicas e virtuais, suportadas por interfaces interoperáveis ​​de múltiplos fornecedores. Esperamos que seja replicado na América Latina, apesar de ainda mostrar sinais de imaturidade na sua adoção”, explicou José Otero, vice-presidente para a América Latina e Caribe da 5G Americas.

O estudo também leva em consideração a arquitetura da tecnologia, destacando que ela apresenta flexibilidade para configuração dinâmica (por meio de virtualização e divisão de redes); suporte para múltiplas divisões de funções RAN entre CU, DU e RU; desenvolvimento de interfaces abertas para interoperabilidade entre múltiplos provedores; suporte para virtualização RAN com opções de acelerador associadas para lidar com o processamento necessário para o conjunto completo de casos de uso da 5G.

O white paper “Open RAN na América Latina e no Caribe” pode ser baixado.

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas
A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington.

Serviço
www.brechazero.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.