book_icon

Red Hat alcança certificação para veículos guiados por software e para a comunidade Linux

após atender rigorosos requisitos de segurança funcional de seu sistema operacional Linux, Linux Math Library atinge certificação de segurança da Exida

Red Hat alcança certificação para veículos guiados por software e para a comunidade Linux

Uma nova conquista acaba de ser atingida pela comunidade Linux e a Red Hat, atuante em soluções Open Source. Após longas e criteriosas exames de performance e testes de qualidade, a Linux Math Library (limb.so glibc), um componente fundamental do Red Hat In-Vehicle Operating System obteve a certificação de segurança funcional ISO 26262 ASIL-B da empresa Exida, empresa global em certificações de segurança funcional e de cibersegurança. Este marco ressalta o papel pioneiro da Red Hat em obter uma certificação do tipo Safety Element out of Context (SEooC) para Linux no setor automotivo de forma contínua e abrangente.

Em colaboração com a Exida, a Red Hat desenvolveu e validou uma nova abordagem para atender aos objetivos de processo de muitos padrões de segurança funcional, superando os desafios associados à natureza open source. Dessa forma, a certificação da Linux Math Library é um marco significativo que fortalece a confiança no Linux como uma plataforma viável para aplicações automotivas relacionadas à segurança do futuro.

Os projetos de código aberto estabeleceram consistentemente padrões da indústria, gerando compatibilidade e interoperabilidade entre diversos sistemas, componentes, fornecedores e fabricantes 

“Hoje, apresentamos com orgulho provas tangíveis de que nossa abordagem inovadora para fornecer um sistema operacional Linux certificado e funcionalmente seguro é eficaz. A Red Hat permanece firme em seu compromisso de oferecer à indústria automotiva a liberdade e a flexibilidade proporcionadas por soluções abertas e prontas para SDV. Isso permite que as organizações escolham as melhores soluções para suas necessidades”, afirmou Francis Chow, vice-presidente gerente- geral de Sistemas Operacionais Para Veículos e Edge, Red Hat

O compromisso da Red Hat com os princípios de código aberto continua sendo parte integrante do desenvolvimento de veículos definidos por software (SDVs). Os projetos de código aberto estabeleceram consistentemente padrões da indústria, gerando compatibilidade e interoperabilidade entre diversos sistemas, componentes, fornecedores e fabricantes. Ao trabalhar com a comunidade Open Source, a Red Hat pode usar testes e análises rigorosos realizados pelos mantenedores do Linux, trabalhando com comunidades upstream para fornecer soluções baseadas em padrões abertos. Essa abordagem melhora a capacidade de manutenção a longo prazo e limita a dependência do fornecedor, proporcionando maior transparência e desempenho.

O Red Hat In-Vehicle Operating System está preparado para oferecer um sistema operacional baseado em Linux com certificação de segurança, capaz de suportar simultaneamente várias aplicações, sejam elas relacionadas à segurança ou não. Essas aplicações incluem sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), cockpit digital, infoentretenimento, controle corporal, telemática, modelos de Inteligência Artificial (IA) e muito mais. A Red Hat também está trabalhando com os principais líderes do setor para fornecer soluções de software pré-testadas e pré-integradas, acelerando o caminho para o mercado de conceitos SDV.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.