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Transformação Digital aumenta lucratividade no varejo, diz KPMG

Pesquisa global mostrou que 57% dos executivos entrevistados disseram que foram registradas melhorias de lucratividade e desempenho nas empresas

Transformação Digital aumenta lucratividade no varejo, diz KPMG

Mais da metade (57%) dos executivos do setor de consumo e varejo, que participaram de uma pesquisa global realizada pela KPMG, disseram que foram registradas melhorias de lucratividade e desempenho nas empresas, a partir de projetos de Transformação Digital, nos últimos dois anos. Já, da parte dos entrevistados que não notaram esse incremento, ele estava relacionado ao uso da plataforma de software Low-code/No-code (baixo e sem código) com 43% das respostas, e de Realidades Virtual e Aumentada, com 41%. Estes dados fazem parte do estudo “KPMG Global Tech Report 2023: Consumer & Retail” realizado com 420 profissionais desse mercado em 16 países, incluindo o Brasil.

Em todo o setor de consumo e varejo, os profissionais têm lidado com plataformas cada vez mais complexas, menos integradas e com dados isolados de baixa qualidade

Os executivos também foram questionados sobre a performance dos investimentos em tecnologia quando as iniciativas de Transformação Digital foram implementadas em ações de engajamento do cliente e na produtividade dos funcionários. Nos dois casos, as perspectivas foram superadas, de acordo com 23% e 58% dos entrevistados, respectivamente.

“O aumento da produtividade dos funcionários pode compensar qualquer queda na produção ocasionada pelas altas taxas de rotatividade de colaboradores do setor; isso pode gerar respostas mais rápidas às consultas dos clientes e eliminar atritos nas experiências dos consumidores”, diz Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul.

Por outro lado, o estudo alertou que apenas atualizar os recursos tecnológicos não é suficiente, mas é necessário um planejamento de transformação digital baseado em valores da empresa, caso contrário o resultado pode não ser satisfatório.

“Em todo o setor de consumo e varejo, os profissionais têm lidado com plataformas cada vez mais complexas, menos integradas e com dados isolados de baixa qualidade. Esses pontos trazem desafios extraordinários para as diversas áreas que buscam uma visão mais clara para a criação de soluções com inovação viabilizadas por tecnologias disruptivas”, explica Márcio Kanamaru, sócio-líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da KPMG no Brasil.

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que presta serviços profissionais de auditoria, tributos e consultoria. Está presente em 143 países e territórios, com 270 mil profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são mais de cinco mil profissionais, distribuídos em 15 cidades de 10 estados e do Distrito Federal.

 

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