A Softmen’s, softwarehouse baseada em Olímpia, no interior de São Paulo, desenvolveu uma ferramenta para auditoria eletrônica de arquivos Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) com a plataforma da GeneXus by Globant, companhia especializada em plataformas Low-Code que simplificam o desenvolvimento e a evolução de softwares por meio da Inteligência Artificial.
Baseada em Nuvem, a aplicação Spedlock foi criada para que empresas de médio e grande portes identifiquem e corrijam inconsistências em seus documentos fiscais antes de fazer o envio oficial à Receita Federal. A tecnologia Low-Code foi ofertada pelo distribuidor GeneXus Céos TI.
Por meio da ferramenta, os usuários fazem o envio de seus documentos Sped, que serão analisados e devolvidos com as indicações de correções necessárias a serem feitas. A devolução é feita em um documento no Excel, visando facilitar a visão geral dos clientes, que podem filtrar os Dados conforme a necessidade.
A aplicação aponta problemas cotidianos, incluindo inconsistências no arquivo enviado ao Fisco, erros de classificação fiscal involuntários, assim como em digitação em lançamentos de notas fiscais, inconsistências em CST (Código de Situação Tributária) e NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), desvios e extravios de notas fiscais e divergências no saldo de apuração do livro fiscal.
O sócio-diretor da Softmen’s e desenvolvedor do sistema Spedlock, Jalmir Mendonça, destaca a constante atualização da aplicação de acordo com as mudanças na legislação e as especificidades tributárias de cada estado. “A legislação é mutável, por isso, estamos sempre atentos para atualizar as regras em nosso banco de Dados, levando em consideração a localização do CNPJ de cada usuário cadastrado”, explica.
Além disso, a ferramenta realiza o cruzamento de informações entre as notas fiscais em XML, tanto as emitidas quanto as recebidas pelo cliente, validando esses Dados em conjunto com o arquivo Sped. Essa funcionalidade possibilita a verificação das operações e identifica se há alguma nota emitida contra o cliente que não tenha sido devidamente registrada no livro fiscal. Ao executar esse cruzamento, o Spedlock é capaz de fornecer informações precisas sobre os potenciais erros cometidos durante o mês, contribuindo para evitar inconsistências e problemas com as autoridades fiscais.
Mendonça também destaca a importância do uso do Low-Code GeneXus na criação do Spedlock, por conta de sua agilidade e facilidade durante o processo de desenvolvimento. “O GeneXus nos permite atualizar o sistema sempre que necessário, evoluindo conforme as demandas fiscais e de nossos usuários”, compartilhou.
Olhando para o futuro, a Softmen’s vai expandir seu portfólio com o lançamento do Taxfiscal, uma ferramenta de consulta às legislações tributárias de todos os estados brasileiros, agregando mais valor aos usuários do Spedlock que, até o momento, conta com 190 clientes ativos, incluindo indústrias do agronegócio e celulose, como a Expocacer e a Fila Canson do Brasil, respectivamente.
“Na GeneXus, prezamos por manter uma ferramenta que permita a atualização constante de sistemas, garantindo que nossos usuários possam se adequar às demandas do mercado”, finaliza Ricardo Recchi, gerente Nacional Brasil, Portugal e Cabo e Verde da GeneXus by Globant.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo