book_icon

Empresas com core digital forte e que investem em inovação são mais lucrativas

Capturar valor de tecnologias disruptivas com um core digital líder do setor é um fator crítico de sucesso para as empresas, diz estudo da Accenture

Empresas com core digital forte e que investem em inovação são mais lucrativas

Uma nova pesquisa da Accenture descobriu que as organizações com um core digital avançado, investimentos em inovação estratégica e uma abordagem equilibrada para sua dívida técnica alcançaram uma taxa de crescimento de receita 60% maior e lucros 40% superiores.

“A reinvenção contínua é agora a estratégia padrão por causa do ritmo da mudança. As organizações estão tentando descobrir como a tecnologia impacta suas operações de negócios, especialmente em meio a novos avanços, como a IA generativa”, disse Karthik Narain, presidente-executivo de Tecnologia da Accenture. “Capturar valor de tecnologias disruptivas com um core digital líder do setor é mais do que um fator crítico de sucesso, é um fator de sobrevivência. Um core digital forte é essencial para estar pronto para a reinvenção e aproveitar rapidamente cada nova oportunidade”, afirmou.

A análise da Accenture mostra que cerca de 15% dos orçamentos de TI devem ser alocados para remediar a dívida técnica, garantindo a manutenção das capacidades de TI perenes

Para o relatório “Reinventando com um Core Digital”, a Accenture analisou resultados de 1,5 mil executivos de tecnologia em 19 indústrias em 10 países. A pesquisa da Accenture revelou que um core digital avançado é necessário para ajudar as empresas a construir os recursos tecnológicos necessários para estarem prontas para a reinvenção contínua em toda a empresa. Isso requer o uso da combinação certa de infraestrutura que prioriza a Nuvem e as práticas correspondentes para agilidade e inovação, dados e IA para diferenciação, aplicativos e plataformas para acelerar o crescimento, experiências de próxima geração e operações otimizadas, com segurança em todos os níveis.

A pesquisa da Accenture também identificou a IA como um dos principais contribuintes para a dívida técnica – o custo e o esforço necessários para manter os sistemas de TI atualizados e capazes de atender às necessidades de negócios, acumulados por meio de escolhas que priorizam a velocidade em detrimento da capacidade de manutenção de longo prazo. 41% dos executivos citam a IA como um dos três principais contribuidores, empatada com aplicativos/plataformas. Por outro lado, a IA também pode ser usada para gerenciar e mitigar dívidas de tecnologia, juntamente com novas maneiras de projetar sistemas. Tradicionalmente, isso vinha principalmente de código legado, tecnologias desatualizadas e falta de documentação, mas a rápida adoção da IA está adicionando novas dívidas técnicas.

O estudo da Accenture descreve três princípios fundamentais para alcançar umcore digital pronto para reinvenção. Quando esses três princípios são adotados simultaneamente, as empresas podem experimentar recompensas consideráveis, alcançando taxas de crescimento de receita até 60% maiores e aumento de 40% nos lucros.

1. Construa um core digital avançado, adaptado às necessidades específicas do setor: a pesquisa da Accenture mostra que as empresas precisam alcançar um nível “líder do setor” de capacidade de core digital para capacitar a reinvenção contínua. Embora a jornada possa parecer complexa, a pesquisa da Accenture descobriu que melhorar um recurso — como dados — pode desencadear melhorias automáticas em outros. Por essa razão, as empresas devem primeiro avaliar onde estão em seus recursos essenciais digitais e, em seguida, priorizar movimentos “sem arrependimento” com base em áreas de necessidade. Isso catalisará um ciclo virtuoso de melhorias contínuas em todo o core digital.

2. Impulsionar os investimentos em inovação estratégica, incluindo sistemas de reengenharia para operações de máquinas (IA): as empresas devem monitorar a taxa em que aumentam a proporção de seus gastos de TI em inovação, em oposição às operações, como um indicador-chave de desempenho. A pesquisa da Accenture descobriu que um aumento ano a ano de pelo menos 6% é necessário para estar pronto para a reinvenção. Orçamento adicional pode ser encontrado quando as empresas reduzem ineficiências com ações como unir fornecedores para orientação, otimizar custos de Nuvem e operacionalizar a automação. As empresas podem usar os fundos discricionários resultantes para redesenhar processos de negócios, lançar produtos e serviços e entrar em novos mercados. Soluções pré-integradas de marketplaces de ecossistemas fornecem um ponto de partida. Em última análise, as empresas precisam de um core digital projetado para humanos e máquinas para que ambos possam interagir perfeitamente uns com os outros e criar valor por meio de fluxos de trabalho orientados por intenção, e não instrução, para processos de negócios. O foco mais imediato deve ser a reengenharia de sistemas para operações de aprendizado de máquina e IA.

3. Equilibre a dívida técnica com os investimentos para o futuro, usando métodos programáticos e autônomos: a análise da Accenture mostra que cerca de 15% dos orçamentos de TI devem ser alocados para remediar a dívida técnica, garantindo a manutenção das capacidades de TI perenes. Esse é o ponto ideal – tanto alocações maiores quanto menores não são ideais – para equilibrar a redução da dívida com investimentos futuros. A manutenção da TI evergreen requer um compromisso com atualizações contínuas, upgrades e gerenciamento de software, hardware e serviços. Os sistemas de controle de versão programáticos podem ser usados para atualizar as definições de configuração da infraestrutura após alterações no código. Este método traz mais automação, flexibilidade e recursos de integração para reduzir o endividamento técnico futuro.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.