O Outsorcing de TI tem evoluído constantemente nos últimos anos e isso têm proporcionado às empresas uma série de vantagens e novas oportunidades. Não é por acaso que, segundo a Precedent Research, o mercado global de Outsourcing deve saltar de US$ 565 bilhões em 2023 para mais de US$ 1,1 trilhão em 2032.
É um modelo que já vinha crescendo de forma regular, mas nos últimos anos vimos um novo boom, desta vez causado por fatores como a adoção em massa do trabalho remoto e a escassez de talentos na área de tecnologia. No primeiro caso, o trabalho remoto deu às empresas a possibilidade de usar o Outsourcing – especialmente de TI – para reduzir custos e encontrar talentos onde eles estiverem. E, falando em talentos, a falta deles é outro fator que pode tornar a terceirização benéfica para a empresa, que delega ao fornecedor a tarefa de encontrar e reter estes profissionais.
Por fatores como estes é que o Outsourcing é bem mais que um termo na moda. Hoje ele se apresenta como a solução para empresas que buscam mais agilidade e eficiência operacional, itens fundamentais no ambiente competitivo que vivemos hoje. Mas não só. Ao adotar um modelo de terceirização, uma empresa passa a contar com vantagens como:
Flexibilidade – o Outsourcing ajuda a gerenciar tarefas de TI e picos de carga de trabalho de forma rápida e eficiente, sem que a empresa precise contratar ou demitir colaboradores de acordo com a demanda;
Especialistas – o acesso a um time de especialistas e recursos raros é outra das vantagens do Outsourcing de TI, já que ele oferece as soluções necessárias e satisfaz as necessidades da empresa em competências e tecnologias conforme a necessidade;
Foco no core – é um fator especialmente importante para pequenas e médias empresas que não têm muitos recursos de TI, que podem terceirizar tarefas, permitindo que o time interno se concentre nas atividades estratégicas;
Eficiência de custos – ocorre porque o Outsourcing elimina a necessidade de contratação e treinamento de novos colaboradores e acaba com cobranças como taxas extras e custos ocultos, como compra de hardware e software caros e sua manutenção e atualização. As despesas trabalhistas podem ser reduzidas, uma vez que as taxas dos fornecedores de serviços terceirizados são geralmente muito mais baixas;
Alta produtividade – com a carga de trabalho dividida em várias frentes funcionais, o desempenho será melhor. A empresa terceiriza processos de TI e estes são realizados ao mesmo tempo que suas principais tarefas de negócios, com a possibilidade de manutenção de um fluxo de trabalho ininterrupto;
Conhecimento – a empresa passa a contar com um olhar sobre o que ela demanda em relação à tecnologia, com a possibilidade da realização de atualizações de hardware e software sem custos adicionais e com a garantia de que ela conta com o que de mais recente existe me termos de equipamentos, aplicativos e certificações dos profissionais;
Gerenciamento de riscos – quando a empresa terceiriza seus processos de TI, ela passa a compartilhar com o fornecedor do serviço os riscos de interrupção do negócio. Justamente por isso ele conta com serviços de recuperação de desastres e segurança de dados incluídos em seus contratos.
Estes benefícios podem variar de acordo com as demandas e os recursos de TI disponíveis para uma empresa, tornando o outsourcing uma alternativa para companhias de qualquer tamanho ou segmento. De todo modo, fica claro que as vantagens deste modelo de trabalho pode proporcionar novas oportunidades de negócios.
Por Rafael Leopoldo, diretor de Crescimento e Tecnologia da Selbetti Tecnologia.
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