book_icon

Mercado mundial de smartphones cresceu 6,5% no segundo trimestre , diz IDC

Embora a recuperação esteja bem encaminhada, com as cinco principais empresas obtendo ganhos ano a ano, há uma competição crescente entre os líderes e uma polarização das bandas de preços

Mercado mundial de smartphones cresceu 6,5% no segundo trimestre , diz IDC

De acordo com dados preliminares do estudo Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC, as remessas globais de smartphones aumentaram 6,5% ano a ano, para 285,4 milhões de unidades no segundo trimestre de 2024 (2T24). Embora isso marque o quarto trimestre consecutivo de crescimento de embarques e construa o impulso para a recuperação esperada este ano, a demanda ainda não se concretizou em sua totalidade e continua desafiadora em muitos mercados.

O crescimento no 2T24 continuou a fornecer algum alívio para os OEMs, embora seja parcialmente apoiado por uma base de comparação baixa e a recuperação geral ainda esteja em um ritmo suave

“Embora a recuperação esteja bem encaminhada, com as cinco principais empresas obtendo ganhos ano a ano, estamos vendo uma competição crescente entre os líderes e uma polarização das bandas de preços. À medida que a Apple e a Samsung continuam a impulsionar o topo do mercado e a se beneficiar mais da tendência de premiumização em curso, muitos dos principais OEMs chineses estão aumentando as remessas na extremidade baixa em uma tentativa de capturar participação de volume em meio à fraca demanda. Como resultado, a participação de dispositivos de médio alcance é desafiada”, disse Nabila Popal, diretora de Pesquisa da equipe Worldwide Tracker da IDC. “Ainda assim, há muita empolgação no mercado de smartphones hoje graças aos preços médios de venda (ASPs) mais altos e ao burburinho criado pelos smartphones Gen AI, que devem crescer mais rápido do que qualquer inovação móvel que vimos até agora e prevemos capturar 19% do mercado com 234 milhões de remessas este ano”, completou.

Os resultados preliminares do mercado mostram que a Samsung conquistou a primeira posição no 2T24 com 18,9% de participação nas remessas (53,9 milhões de unidades), graças a um foco estratégico em seus flagships e uma forte estratégia de IA. A Apple terminou o trimestre em segundo lugar, com 15,8% de participação (45,2 milhões), com melhor desempenho na China e em outras regiões-chave. As empresas líderes tiveram um crescimento modesto ano após ano.

A Xiaomi ficou em terceiro lugar no 2T24 com 14,8% de share (42,3 milhões), enquanto a vivo (25,9 milhões) e a OPPO (25,8 milhões) empataram na quarta posição com 9,1% e 9,0% de share, respetivamente. Xiaomi e vivo tiveram crescimento de dois dígitos com fortes desempenhos em mercados emergentes e na China, enquanto o crescimento de 1,8% da OPPO foi devido a uma expansão contínua bem-sucedida fora da China. À medida que a concorrência aumenta, a IDC espera um segundo semestre do ano muito positivo e interessante, com uma corrida apertada entre os principais OEMs.

“O crescimento no 2T24 continuou a fornecer algum alívio para os OEMs, embora seja parcialmente apoiado por uma base de comparação baixa e a recuperação geral ainda esteja em um ritmo suave”, disse Will Wong, gerente sênior de Pesquisa para Dispositivos de Cliente da IDC Ásia/Pacífico. “Alguns OEMs tomaram um movimento menos agressivo no 2T24 em meio à pressão de custos da lista técnica, o que levou as empresas a refinar as especificações do produto ou os preços para garantir a lucratividade. No entanto, o segundo trimestre é mais como um prelúdio antes que mais smartphones de IA de geração sejam lançados no segundo semestre do ano, o que potencialmente será o próximo impulsionador de crescimento depois do 5G e dobráveis.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.