book_icon

IBM se compromete com o ‘Apelo de Roma para a ética da IA’

Como um defensor de longa data da indústria no desenvolvimento de IA ética, a IBM vem trabalhando com organizações em todo o mundo neste sentido

IBM se compromete com o ‘Apelo de Roma para a ética da IA’

Na semana passada, no evento AI Ethics for Peace: World Religions commit to the Rome Call, a IBM reafirmou sua liderança e o compromisso com o Apelo de Roma para a Ética da IA. Organizado pela Fundação RenAIssance do Vaticano, em colaboração com a Pontifícia Academia da Vida, Religiões pela Paz do Japão, Fórum de Abu Dhabi para a Paz dos Emirados Árabes Unidos e o Rabinato Chefe da Comissão de Relações Inter-religiosas de Israel, este último encontro para o Chamado de Roma acolhe a co-sinalização de líderes religiosos orientais e busca moldar o progresso técnico para apoiar o progresso da humanidade e inspirar a colaboração pacífica e a unidade global para o desenvolvimento ético de IA, o princípio central do documento.

Este evento inter-religioso segue uma série de marcos do Apelo de Roma nos quais a IBM desempenhou um papel significativo – desde ser uma das primeiras signatárias do documento, em fevereiro de 2020, e liderar a Cúpula Universitária Global de Ética em Roma, em 2022, organizada pela Universidade Notre Dame e que inclui 40 instituições de ensino, até a assinatura do Apelo em 2023 por três religiões abraâmicas – o Cristianismo, Judaísmo e Islamismo.

A Aliança visa construir uma abordagem diferenciada para desenvolver novas técnicas de ajuste de IA culturais e sociais e criar uma abordagem mais acessível e democratizada para o desenvolvimento de IA

“A IA é uma tecnologia com implicações em todos os países, indústrias e sistemas de valores – e seus benefícios devem impactar toda a humanidade. É com grande orgulho que a IBM renova mais uma vez o seu compromisso com o Apelo de Roma para a Ética da IA, acompanhada agora por novos líderes religiosos orientais com ideias semelhantes”, disse Darío Gil, vice-presidente sênior e diretor de pesquisa da IBM. “Cumprir nossos compromissos é de suma importância e, por meio de esforços como o Rome Call e a AI Alliance, estamos unindo desenvolvedores, pesquisadores, líderes da indústria e defensores para promover, de forma transparente, a IA responsável enraizada na inovação aberta.”

Como um defensor de longa data da indústria no desenvolvimento de IA ética, a IBM trabalhou com organizações em todo o mundo para garantir que tecnologias poderosas – como a IA – sejam criadas de forma responsável e ética desde o início.

Em 2018, a IBM apresentou seus Princípios para Confiança e Transparência e foi uma das primeiras empresas a criar um Conselho de Ética de IA como um instrumento de governança interna em torno da ética de IA, que inclui processos, ferramentas, diretrizes, educação e avaliação de risco para supervisionar o desenvolvimento e as práticas de uso de IA da empresa, bem como parceria com muitas partes interessadas em IA para promover a ética de IA de forma concreta em um ambiente colaborativo e inclusivo.

A abordagem da IA da IBM para a ética é infundida em toda a empresa, incluindo seus produtos e plataformas, como watsonx, e em todos os ativos de IA e governança de dados e soluções de gerenciamento de risco da IBM, refletindo a maturidade da jornada da empresa e a visão clara para a empresa e seus clientes. Essa abordagem também é usada para desenvolver o Granite, a família de grandes modelos de linguagem da IBM. Tais soluções e modelos refletem a maturidade da jornada e visão da IBM para seus clientes.

Além disso, em dezembro de 2023, a IBM cofundou a AI Alliance, que agora consiste em mais de 100 empresas, startups, instituições educacionais, agências governamentais e laboratórios de pesquisa em todo o mundo. A Aliança está focada em acelerar a inovação de código aberto para melhorar a confiança na IA e maximizar responsavelmente os benefícios para as pessoas e a sociedade, de forma inclusiva.

A Aliança visa construir uma abordagem diferenciada para desenvolver novas técnicas de ajuste de IA culturais e sociais e criar uma abordagem mais acessível e democratizada para o desenvolvimento de IA, com as habilidades e a educação para impulsionar a indústria e buscará estabelecer mais do que apenas diretrizes sobre o uso, incluindo caminhos concretos para construir sistemas de IA que avancem e melhorem nossas vidas diárias.

O objetivo é transformar os usuários em cocriadores de IA, para que cada pessoa possa manter total gerência e controle do uso da IA. E isso está alinhado com os princípios do Rome Call for AI Ethics, que se concentram na inclusão, direitos e responsabilidade.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.