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Arcserve alerta que componente humano é crucial em desastres de TI nas empresas

O combate a esta debilidade passa por ações preventivas como conscientização e treinamento, buscando orientar os funcionários sobre as práticas de segurança, o que envolve a escolha de senhas robustas e a atenção aos sinais de comportamento suspeito

Arcserve alerta que componente humano é crucial em desastres de TI nas empresas

Embora sejam cada vez mais frequentes e sofisticados os ataques conduzidos por cibercriminosos às infraestruturas de TI com o objetivo de receber resgates para permitir que os Dados roubados voltem a ser acessados por seus proprietários, um outro elemento deve ser levado em consideração quando o tema “segurança” é abordado: o fator humano.

Especial atenção deve ser dada ao delicado processo de desligamento de um funcionário da empresa, uma situação sempre sensível 

“Senhas fracas ou compartilhadas de forma inadequada, erros de configuração nos dispositivos de proteção, ausência de uma rotina de backups e envio de Dados sensíveis por meios inseguros são alguns exemplos que indicam a relevância do fator humano na prevenção de ataques bem-sucedidos às infraestruturas de TI das empresas”, alerta Caio Sposito, gerente Nacional da Arcserve Brasil, a mais experiente fornecedora do mundo de soluções de backup, recuperação e armazenamento imutáveis para resiliência unificada de Dados contra ransomware.

O combate a esta debilidade passa por ações preventivas como conscientização e treinamento, buscando orientar os funcionários sobre as práticas de segurança, o que envolve a escolha de senhas robustas e a atenção aos sinais de comportamento suspeito; bem como o monitoramento e auditoria das atividades internas, buscando identificar irregularidades em tarefas de rotina como acesso a arquivos, downloads e alterações em configurações.

Especial atenção deve ser dada ao delicado processo de desligamento de um funcionário da empresa, uma situação sempre sensível. Tratar o ex-colaborador com respeito, reconhecendo ser este um momento particularmente estressante, é fundamental, bem como é essencial que a empresa também proteja seus interesses. “Ter uma política clara para estas ocasiões, incluindo ações como revogar imediatamente o acesso do ex-funcionário ao sistema e seus Dados, é crucial para impedir vazamentos intencionais”, comenta Caio Sposito.

Ele lembrou que junho último um ex-funcionário da National Computer Systems (NCS), gigante de TI com sede em Cingapura, com operações em mais de 20 cidades na região da Ásia-Pacífico, foi condenado a quase três anos de prisão. O crime: ter supostamente excluído 180 servidores virtuais após ser demitido, gerando prejuízos superiores da R$ 3,5 milhões. “Ele se declarou culpado e admitiu ter pesquisado no Google sobre como excluir servidores virtuais, deixando claro que as empresas devem estar sempre atentas também às ameaças internas”, alerta Caio Spósito.

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