book_icon

Empresas investem em gestão e resiliência para Nuvens híbridas, diz ISG

Com um gerenciamento sólido, as infraestruturas de Nuvem privada e híbrida podem maximizar a eficiência operacional e a resiliência financeira

Empresas investem em gestão e resiliência para Nuvens híbridas, diz ISG

Mais empresas estão implementando plataformas de gerenciamento de nuvem híbrida à medida que diversificam seus ambientes de TI para superar os limites de depender apenas de nuvens públicas, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado pelo Information Services Group (ISG), empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia.

O relatório global ISG Provider Lens 2024 Private/Hybrid Cloud — Data Center Solutions conclui que as organizações querem a flexibilidade, escalabilidade e agilidade da computação em Nuvem, ao mesmo tempo em que abordam seus desafios operacionais, regulatórios e de segurança exclusivos. Em muitos casos, plataformas de Nuvem híbrida planejadas de forma inteligente ajudam a controlar despesas, residência de dados e conformidade.

O relatório também explora outras tendências que afetam a infraestrutura de Nuvem privada e híbrida, incluindo a crescente popularidade da IA para operações de TI (AIOps) para orquestração e FinOps para contenção de custos

“As empresas que estão preocupadas com a economia querem obter mais de seus investimentos em TI”, disse Anay Nawathe, líder de Entrega em Nuvem da ISG. “Com um gerenciamento sólido, as infraestruturas de Nuvem privada e híbrida podem maximizar a eficiência operacional e a resiliência financeira”, comentou.

Junto com esses benefícios, as Nuvens híbridas trazem mais complexidade, especialmente com a necessidade de coordenação de recursos entre plataformas e fluxo de dados suave entre infraestrutura local e em Nuvem, diz a ISG. Isso requer ferramentas e habilidades especializadas, por isso as empresas estão implementando plataformas de gerenciamento de Nuvem híbrida que permitem tirar o máximo proveito de cada ambiente de Nuvem e minimizar os gargalos de desempenho.

As organizações também estão sob pressão para tornar a infraestrutura de TI mais resiliente, aumentando a demanda por plataformas de backup e recuperação de desastres, diz o relatório. Eles criam cópias de dados e sistemas críticos para que as operações possam ser retomadas rapidamente após um ataque cibernético ou desastre natural. Soluções de resiliência escaláveis, seguras e econômicas estão se tornando tão cruciais quanto a infraestrutura primária local e de Nuvem pública.

A IA e o ML desempenham papéis crescentes em plataformas de gerenciamento de Nuvem e resiliência, diz a ISG. As empresas estão adotando ferramentas de gerenciamento de Nuvem de IA e ML que usam dados de várias fontes para prever o tempo de inatividade e iniciar ferramentas de autorrecuperação, aumentando a confiabilidade. Essas tecnologias também estão sendo usadas para automatizar plataformas de backup e recuperação, algumas das quais usam algoritmos para identificar e responder a anomalias ou ameaças em tempo real.

“A resposta e a recuperação mais rápidas a uma interrupção minimizam qualquer perda de receita e produtividade, ao mesmo tempo em que melhoram a satisfação do cliente”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “Os fornecedores estão ajudando as empresas a alcançar esses ganhos por meio da IA e da automação”, afirmou.

As empresas também estão reforçando o controle sobre os dados em plataformas de gerenciamento de Nuvem e resiliência usando recursos de aprimoramento de privacidade, diz o relatório. Isso inclui controles de acesso e gerenciamento de chaves de criptografia que permitem definir e aplicar políticas de acesso granulares.

O relatório também explora outras tendências que afetam a infraestrutura de Nuvem privada e híbrida, incluindo a crescente popularidade da IA para operações de TI (AIOps) para orquestração e FinOps para contenção de custos.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.