book_icon

O AWS App Studio pode criar, pela fala, um aplicativo sem um programador

Basta o usuário sem habilidades em desenvolvimento descrever o aplicativo que precisa, o que quer que ele faça e as fontes de Dados com as quais deseja se integrar

O AWS App Studio pode criar, pela fala, um aplicativo sem um programador

A Amazon Web Services (AWS) anunciou a disponibilidade em pré-visualização do AWS App Studio, um serviço generativo alimentado por Inteligência Artificial (IA) que usa linguagem natural para criar aplicativos de nível empresarial. Um usuário simplesmente descreve o aplicativo que precisa, o que quer que ele faça e as fontes de dados com as quais deseja se integrar e, em apenas alguns minutos, o App Studio cria um aplicativo que poderia ter levado dias para um desenvolvedor profissional criar do zero. Modificar aplicativos do App Studio é fácil usando sua interface de apontar e clicar, e os usuários também recebem orientação imediata sobre como realizar uma tarefa perguntando ao seu assistente gerador alimentado por IA.

O App Studio abre o desenvolvimento de aplicativos para profissionais técnicos sem habilidades de desenvolvimento de software (como gerentes de projetos de TI, engenheiros de dados e arquitetos corporativos), capacitando-os a criar rapidamente aplicativos internos seguros e totalmente gerenciados pela AWS, eliminando a necessidade de conhecimento operacional. Isso permite que os usuários se concentrem na criação de aplicativos que ajudam a resolver problemas de negócios e aumentar a produtividade em suas funções, ao mesmo tempo em que removem o trabalho pesado de criar e executar aplicativos.

Cada aplicativo implementado por meio do App Studio é altamente seguro, escalável e eficiente, liberando os profissionais técnicos para se concentrarem na inovação em vez do gerenciamento de aplicativos.

Toda empresa tem processos internos e atividades que os funcionários gerenciam diariamente para manter sua organização funcionando. As equipes de compras hospitalares rastreiam suprimentos médicos para entender o que está em estoque e pedir mais quando estão baixos; os executivos de contas de agências de publicidade seguem um fluxo de trabalho específico ao projetar, revisar e aprovar anúncios; e os gerentes de propriedades monitoram seu inventário de moradias e os reparos necessários nos aluguéis. Esses processos são demorados e muitas vezes gerenciados por meio de planilhas e documentos difíceis de manter, propensos a erros, inseguros e difíceis de dimensionar para vários usuários. Os funcionários são muito mais eficazes quando podem usar um aplicativo personalizado adaptado a esses problemas, facilitando a inserção de informações, o gerenciamento de processos complexos e a conexão com seus sistemas confiáveis, como o Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) ou o Salesforce.

Apesar disso, os recursos de desenvolvimento para criar aplicativos personalizados são escassos e, como resultado, muitos aplicativos internos não são criados. É por isso que os funcionários com experiência técnica recorrem a ferramentas Low-code para criar aplicativos por conta própria. Essas ferramentas, no entanto, vêm com seus próprios desafios. As ferramentas Low-code atuais geralmente têm uma curva de aprendizado íngreme, exigindo conhecimento específico da plataforma, e os aplicativos que os usuários criam muitas vezes não atendem aos requisitos de segurança de sua empresa, levando o departamento de tecnologia da informação (TI) a desligá-los. Esses aplicativos também lutam para escalar à medida que o uso cresce, forçando os usuários a entregar a hospedagem e a execução do aplicativo para a equipe de desenvolvimento de sua empresa. Isso deixa muitos funcionários presos entre soluções Low-code que não atendem às suas necessidades ou continuando a gerenciar meticulosamente esses processos manualmente por meio de planilhas e documentos.

Acelerando a criação de aplicativos
O AWS App Studio é a maneira mais rápida e fácil para pessoas com alguma experiência técnica criarem os tipos de aplicativos de nível empresarial que antes eram criados apenas por desenvolvedores profissionais. O assistente generativo alimentado por IA do App Studio elimina a curva de aprendizado de ferramentas Low-code típicas, acelerando o processo de criação de aplicativos e simplificando tarefas comuns, como projetar a interface do usuário (UI), criar fluxos de trabalho e testar o aplicativo.

Por exemplo, o usuário identifica as fontes de dados específicas em sua empresa às quais o aplicativo deve se conectar, usando um menu suspenso e, em seguida, escreve um prompt básico, como “Criar um aplicativo para rastrear o inventário entre lojas”. O App Studio gera uma estrutura de tópicos para verificar a intenção do usuário e, em seguida, cria um aplicativo com uma interface do usuário de várias páginas, um modelo de dados e lógica de negócios. O usuário pode então fazer perguntas esclarecedoras, como “Como posso exibir o botão ‘aprovar’ apenas para revisores?” e o App Studio fornece respostas detalhadas sobre como fazer a alteração usando a interface apontar e clicar.

Para testar seu aplicativo, um usuário simplesmente clica no botão “gerar dados” para criar dados de amostra que mostrarão como seu aplicativo lidará com informações em tempo real. O usuário também pode conectar facilmente seus aplicativos a fontes de dados internas usando conectores internos para AWS (como Amazon Aurora, Amazon DynamoDB e Amazon S3) e Salesforce, além de centenas de serviços de terceiros (como HubSpot, Twilio e Zendesk) usando um conector de API (Application Programming Interface). Com o App Studio, os usuários não precisam pensar no código subjacente – o App Studio lida com toda a implementação, operações e manutenção. Quando um aplicativo estiver pronto para implementação, o App Studio gerará uma URL personalizada que os usuários finais poderão acessar usando ferramentas de autenticação corporativa existentes e controles de acesso baseados em função.

Cada aplicativo implementado por meio do App Studio é altamente seguro, escalável e eficiente, liberando os profissionais técnicos para se concentrarem na inovação em vez do gerenciamento de aplicativos. O App Studio dá às equipes de TI visibilidade de cada aplicativo, para que possam rastrear facilmente os padrões de uso, controlar o acesso ao usuário e aos dados e definir grades de proteção para manter a conformidade com as políticas de segurança de uma empresa. É gratuito para criar com o App Studio, e os clientes pagam apenas pelo tempo que os funcionários gastam usando os aplicativos publicados, economizando até 80% em comparação com outras ofertas Low-code.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.