book_icon

Mercado global de PCs continua em recuperação, mostra pesquisa da Canalys

Levantamento indica que as remessas mundiais de desktops e notebooks cresceram 3,4% ano a ano no segundo trimestre do ano, atingindo 62,8 milhões de unidades

Mercado global de PCs continua em recuperação, mostra pesquisa da Canalys

O mercado de PCs ganhou impulso no segundo trimestre de 2024, com as remessas mundiais de desktops e notebooks subindo 3,4% ano a ano, atingindo 62,8 milhões de unidades. As remessas de notebooks (incluindo estações de trabalho móveis) atingiram 50 milhões de unidades, crescendo 4%. Os desktops (incluindo estações de trabalho), que constituem 20% do mercado total de PCs, tiveram um leve crescimento de 1%, totalizando 12,8 milhões de unidades. O cenário agora está preparado para um crescimento acelerado, à medida que o ciclo de atualização impulsionado pela transição do Windows 11 e pela adoção de IA para PCs aumenta nos próximos quatro trimestres.

A Lenovo manteve sua posição como líder de mercado no mercado global de PCs, enviando 14,7 milhões de unidades no segundo trimestre de 2024, refletindo um crescimento anual de 4%

“A indústria de PCs está indo de vento em popa com um terceiro trimestre consecutivo de crescimento”, disse Ishan Dutt, analista principal da Canalys. “A reviravolta do mercado está coincidindo com anúncios empolgantes de fornecedores e fabricantes de chipsets, à medida que seus roteiros de IA para PC fazem a transição da promessa para a realidade. O trimestre culminou com o lançamento dos primeiros PCs Copilot+ equipados com processadores Snapdragon e mais clareza em torno da estratégia de IA da Apple com o anúncio do pacote de recursos Apple Intelligence para Mac, iPad e iPhone”, completou.

Além dessas inovações, o mercado começará a se beneficiar ainda mais de seu maior vento de cauda – um aumento na demanda por PCs impulsionado pelo ciclo de atualização do Windows 11. A grande maioria dos parceiros de canal pesquisados pela Canalys em junho indicou que o fim da vida útil do Windows 10 provavelmente afetará os planos de atualização do cliente mais no segundo semestre de 2024 ou no primeiro semestre de 2025, sugerindo que o crescimento das remessas só ganhará força nos próximos trimestres.

A Lenovo manteve sua posição como líder de mercado no mercado global de PCs, enviando 14,7 milhões de unidades no segundo trimestre de 2024, refletindo um crescimento anual de 4%. A HP acompanhou de perto, vendendo 13,7 milhões de unidades, garantindo o segundo lugar. A Dell ficou em terceiro lugar, mas foi o único fornecedor a relatar uma queda anual, com uma queda de 2% ano a ano, enviando 10,1 milhões de unidades. Este declínio deveu-se principalmente à redução dos embarques no mercado dos EUA, onde outros fornecedores importantes viram crescimento.

A Apple garantiu a quarta posição, vendendo 5,5 milhões de unidades e capturando uma participação de mercado de 9%, marcando um aumento de 6% em comparação com o mesmo período do ano passado. A Asus completou o top cinco, ultrapassando a Acer, graças ao sucesso de seus PCs gamers. A Asus experimentou o maior crescimento no segundo trimestre de 2024, com um aumento anual de 17%, enviando 4,5 milhões de unidades.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.