book_icon

Gartner aponta iniciativas de TI sustentável subutilizadas

Apenas 22% dos entrevistados estão optando por comprar ativos recondicionados para melhorar a circularidade, reduzir o desperdício e as emissões de gases de efeito estufa

Gartner aponta iniciativas de TI sustentável subutilizadas

Algumas das iniciativas de TI sustentáveis mais rentáveis da atualidade têm uma taxa de adoção inferior a 30% pelas organizações, de acordo com uma nova pesquisa do Gartner ,empresa mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas.

“O progresso da TI sustentável está ocorrendo a um ritmo sólido”, diz Kristin Moyer, vice-presidente e Analista da Gartner. “A pesquisa descobriu que os líderes concluíram, em média, nove iniciativas de TI sustentáveis nas categorias de centros de Data Centres e Cloud, Digital Workplace, Dados e software. No entanto, os padrões de adoção de TI sustentável mostram que os executivos nem sempre estão implementando as iniciativas mais rentáveis.”

A pesquisa foi conduzida no quarto trimestre de 2023 para avaliar as ações e o impacto da TI na redução das emissões de gases de efeito estufa dentro das empresas e do setor de tecnologia como um todo

A pesquisa foi conduzida no quarto trimestre de 2023 para avaliar as ações e o impacto da TI na redução das emissões de gases de efeito estufa dentro das empresas e do setor de tecnologia como um todo. No total, 200 líderes da América do Norte, Europa e Ásia- Pacífico participaram do levantamento.

Avaliar oportunidades subutilizadas, mas eficazes em custo:
A pesquisa mostra que 64% dos líderes acreditam que não recebem dos fornecedores os Dados de desempenho de emissões de que precisam. “Devido a essas limitações, alguns executivos lutam para priorizar iniciativas de TI sustentável ou saber por onde começar”, diz Moyer. “Eles também negligenciam considerar iniciativas de TI sustentável que têm baixo custo e alcançam redução moderada de gases de efeito estufa.”

Embora as duas principais áreas nas quais os líderes realizaram mais iniciativas de TI sustentável sejam em Data Centers (86% dos respondentes) e no Digital Workplace – local de trabalho digital (79% dos respondentes), há iniciativas que são mais rentáveis e têm baixa adoção em ambas as categorias. Em Data Centers, elas incluem o dimensionamento correto da fonte de alimentação ininterrupta (UPS) e a melhoria do resfriamento.

“Os líderes devem dimensionar corretamente seus sistemas de energia (UPS) com base nas necessidades atuais e futuras capacidades, o que ajudará no aumento da eficiência e na economia de custos”, explica a analista do Gartner. “Sistemas de refrigeração aprimorados, como resfriamento por imersão, resfriamento passivo e resfriamento direto no chip, também são subutilizados e podem reduzir significativamente o consumo de água e mitigar as emissões de gases de efeito estufa”.

No local de trabalho, os líderes estão subutilizando a circularidade na TI. Apenas 22% dos entrevistados estão optando por comprar ativos recondicionados para melhorar a circularidade, reduzir o desperdício e as emissões de gases de efeito estufa.

Além disso, muitas empresas ainda estão atualizando dispositivos com base em uma vida útil estimada de três a cinco anos, em vez de usar análises para determinar o momento ideal para substituir laptops, PCs e servidores. Os executivos devem usar as análises de desempenho e os insights de telemetria para substituir máquinas e aparelhos conforme a necessidade. O Gartner estima que, até 2027, a oferta de PC como serviço crescerá para 50%, representando um aumento de 20% em 2023.

Os clientes do Gartner podem ler mais no relatório “Sustainable IT: Don’t Miss These Cost-Effective Opportunities.”

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.