book_icon

Os Data Centers podem reduzir o impacto ambiental

Os Data Centers modernos também expandem a capacidade de computação no espaço físico existente, reduzindo os requisitos de energia e resfriamento para cada ciclo de computação, consolidando, assim, cargas de trabalho existentes com as de IA, sem a necessidade de mais espaço

Os Data Centers podem reduzir o impacto ambiental

Toda vez que fazemos uma pergunta ao ChatGPT ou pedimos a serviços como o MidJourney para nos desenhar um unicórnio gigante andando pelas ruas de São Paulo, estamos aumentando nosso consumo de energia: uma ação simples como essa exige um processamento de Dados de texto e imagem, resultando no aumento do uso de eletricidade ao longo de toda a Cadeia, com início nos Data Centers que armazenam as informações e os algoritmos como dessa tecnologia.

De acordo com um relatório do Uptime Institute, o gasto energético dos servidores tem seguido uma tendência de aumento considerável, uma vez que até o ano de 2017, o consumo de energia dos Data Centers raramente ultrapassava a marca de 300 W, mas, em 2022, esse índice chegou a quase 800 W. Essa é uma realidade que está sendo impulsionada pela revolução da Inteligência Artificial (IA) e onde empresas como a AMD assumiram o desafio de desenvolver uma oferta completa de soluções inovadoras de Data Centers que ajudam as organizações a darem o próximo passo em relação a sustentabilidade e cuidados com o planeta.

De acordo com um relatório do Uptime Institute, o gasto energético dos servidores tem seguido uma tendência de aumento considerável, uma vez que até o ano de 2017, o consumo de energia dos Data Centers raramente ultrapassava a marca de 300 W, mas, em 2022, esse índice chegou a quase 800 W 

Para Alexandre Amaral, diretor de vendas para cloud e Data Center da AMD Brasil, “o surgimento da IA Generativa criou desafios para as empresas devido ao uso intensivo de recursos, gerando um ambiente de oportunidade dentro das organizações para tomar a decisão de modernizar sua tecnologia com soluções mais eficientes e sustentáveis, que as ajudam a resolver as limitações geradas pelas novas cargas de trabalho de IA melhorando o desempenho e as capacidades dos servidores atuais”.

Inovação para um planeta sustentável
Os Data Centers modernos são projetados para aproveitar os componentes e as tecnologias eficientes em termos de energia, como os aceleradores AMD Instinct Série MI300 ou os processadores AMD EPYC, sistemas de resfriamento de processador mais eficientes e recursos avançados de gerenciamento de energia que ajudam a reduzir a pegada de carbono, facilitando o gerenciamento inteligente de recursos com base na carga de trabalho de cada empresa. Além disso, ao usar materiais recicláveis desde a fase de projeto, os data centers modernos também geram menos resíduos tecnológicos e se espera que tenham uma vida útil mais longa do que as gerações anteriores.

Os Data Centers modernos também expandem a capacidade de computação no espaço físico existente, reduzindo os requisitos de energia e resfriamento para cada ciclo de computação, consolidando, assim, cargas de trabalho existentes com as de IA, sem a necessidade de mais espaço. Isso representa uma vantagem que contribui para a sustentabilidade da adoção da tecnologia, considerando que, além do alto consumo de energia, os Data Centers estão se tornando cada vez maiores, o que implica impactos nos custos e no impacto ambiental.

Benefícios da modernização dos Data Centers
Tão importante quanto sua contribuição para a sustentabilidade, a evolução e a modernização dos Data Centers também oferecem às empresas a garantia de que seus processos tecnológicos e a adoção de tecnologias disruptivas são eficientes, confiáveis e econômicas em diversos cenários e sob diversas cargas de trabalho. Nesse sentido, alguns dos benefícios dos novos centros são:

Melhor escalabilidade
 À medida que as demandas de carga de trabalho aumentam graças à IA, os Data Centers modernos são capazes de se adaptar e crescer no ritmo de cada organização.

Redução de Custos
 Ao otimizar a eficiência energética e simplificar as operações, os Data Centers modernos têm custos reduzidos.

Aumento de desempenho
 A atualização de servidores, armazenamento e componentes de rede melhora o desempenho geral da infraestrutura tecnológica para impulsionar a Transformação Digital.

Melhorias na segurança e conformidade
 Os Data Centers modernos são capazes de atender melhor às necessidades de segurança e conformidade em um ambiente cada vez mais volátil.

“Em meio a uma era em que a revolução da Inteligência Artificial e o fortalecimento dos processos de Transformação Digital têm um impacto cada vez maior na sustentabilidade e no cuidado com o meio ambiente, aproveitar os novos Data Centers é fundamental para que as empresas maximizem o impacto positivo das novas cargas de trabalho de maneira eficiente”, concluiu Amaral.

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.