Prosperar em tempos de intensa volatilidade econômica e social exige que as empresas adotem uma estratégia tecnológica resiliente às mudanças e flexível o suficiente para lidar com as incertezas. Conversamos com Luis Mangi, vice-presidente do Gartner e chairman da Conferência Gartner CIO & IT Executive 2024, que ocorrerá de 23 a 25 de setembro em São Paulo, sobre a importância de tomar decisões estratégicas e fazer corretos investimentos tecnológicos:
Como o Gartner apoia executivos e empresas a tomar decisões estratégicas?
O principal objetivo do Gartner é ajudar clientes nas suas decisões de missão crítica e, principalmente, investimentos em tecnologia e aconselhamento para tomada de decisão. Cada vez mais o Gartner está assessorando os clientes, não só pessoas de tecnologia, mas de negócio também, interagindo com diferentes áreas da empresa.
Por que participar da Conferência Gartner CIO & IT Executive?
As conferências reproduzem o conteúdo que o Gartner produz, baseado em pesquisas e nas interações que tem com clientes em todas as indústrias, em várias regiões do planeta. Nos eventos, compartilhamos esse conteúdo relevante e, principalmente, prático, com o compromisso de fornecer aconselhamentos para a execução.
Como os executivos podem se preparar para os desafios e aproveitar as oportunidades?
Este ano marca a volta dos eventos do Gartner ao Brasil. A Conferência Gartner CIO & IT Executive tem como principal objetivo trazer o que há de mais relevante em termos de tendências tecnológicas. Os participantes das nossas conferências buscam avidamente tendências e aconselhamentos práticos. E, nesse momento muito importante com tudo girando em torno de Inteligência Artificial Generativa (GenAI), essa conferência chega para trazer as discussões mais recentes sobre o tema, por exemplo, para os nossos clientes aqui no Brasil. Nessa conferência, os participantes vão ter acesso ao que há de mais recente nas discussões sobre os assuntos importantes na agenda dos líderes.
Quais os principais tópicos que serão abordados na Conferência?
Organizamos uma agenda com as tendências tecnológicas estratégicas que o Gartner publicou no final do ano passado e que refletem o anseio dos nossos clientes, que nós identificamos nas pesquisas antes do evento. Abordaremos bastante Inteligência Artificial Generativa e, principalmente, a sua democratização. Na vertente de GenAI, Dados e Analytics, por exemplo, iremos explorar como criar valor com Dados. Falaremos sobre Inteligência Artificial (IA) voltada para aplicações inteligentes, que quebra um paradigma histórico na área de desenvolvimento. Afinal, começamos a ter a Inteligência Artificial Generativa ajudando a produzir código, por exemplo.
Também teremos a parte de Engenharia de Plataformas e Infraestrutura de Nuvem (Cloud), ou seja, todas as fundações digitais que são necessárias para que seja possível escalar as novas aplicações que estão sendo criadas. Outra vertente que não poderia faltar é voltada para o desenvolvimento de habilidades de liderança, direcionada para CIOs (Chief Information Officers) e líderes de TI e negócios.
Além disso, contaremos com uma vertente inédita de Cibersegurança, abrangendo sessões focadas em Segurança, Confiança e Gerenciamento de Riscos (Trust & Risk Management) e Confiança em IA (AI Trust), destacando como a segurança está criando um novo patamar em termos de riscos e desafios que precisam ser enfrentados por causa da GenAI.
Qual é a importância de participar da Conferência como um time?
É muito importante que não apenas o CIO participe da Conferência, mas principalmente os seus executivos, os líderes das áreas de aplicação, infraestrutura, Dados e segurança, porque é um trabalho em equipe. Os desafios impactam virtualmente todas as áreas de tecnologia e negócios.
Quando falamos de um novo modelo operacional de entrega, que também será tema da Conferência, não nos referimos apenas à TI. Cada vez mais, a entrega de soluções tecnológicas está acontecendo fora dos muros de tecnologia. Hoje, 60% do que se investe com tecnologia no mundo não é mais gasto pela área de TI, é gasto fora dela. Então, essa democratização da entrega de tecnologia, ou essa perda do monopólio da entrega de tecnologia pela área de TI, é uma realidade. Por isso, traga os seus líderes de negócio para a Conferência também.
Quais serão os principais destaques que os participantes não podem perder?
Falando um pouquinho de números e expectativas, esperamos ter em torno de 1.550 pessoas presentes na Conferência. Aproximadamente 50 patrocinadores já estão confirmados. Para as reuniões individuais (one-on-ones) com os analistas, vamos trazer em torno de 30 analistas do Gartner para o evento. Essa é uma oportunidade de ter interações muito ricas.
Nem sempre podemos contar com esse time global aqui no Brasil, então é importante aproveitar para marcar reuniões individuais com os especialistas e ter essas interações. Também teremos os eventos de network. Ou seja, temos um leque bem variado de iniciativas que vão acontecer na Conferência.
Como os executivos podem se preparar para a Conferência?
Não deixe para se inscrever nas sessões ou reuniões individuais (one-on-ones) na última hora ou durante a Conferência. Prepare-se, planeje-se. Temos um aplicativo do evento, o Conference Navigator, onde é possível ter acesso à agenda e se inscrever antecipadamente para sessões em que há uma quantidade limitada de lugares e que demandam inscrição. No app, também é possível marcar as one-on-ones com os analistas do Gartner. Planeje isso com as suas equipes. Construam juntos essa agenda no Conference Navigator. Preparação é tudo. Os executivos vão tirar muito mais valor da Conferência fazendo esse planejamento antecipado. A Conferência Gartner CIO & Executivos de TI acontece de 23 a 25 de setembro em São Paulo, no Sheraton São Paulo WTC Hotel (SP). O evento irá reunir mais de 1.500 CIOs (Chief Information Officers) e líderes de TI para explorar o futuro da Transformação Digital e compartilhar as melhores práticas e estratégias inovadoras que estão moldando o mundo dos negócios.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo