book_icon

IA vem ganhando a confiança dos trabalhadores, mostra pesquisa da Salesforce

Os trabalhadores globais já confiam na IA para fazer cerca de 43% de suas tarefas no trabalho, indicando uma mudança entre os profissionais para transferir tarefas para a IA

IA vem ganhando a confiança dos trabalhadores, mostra pesquisa da Salesforce

De acordo com uma nova pesquisa da Salesforce, os trabalhadores de hoje já confiam na IA para fazer quase metade de suas tarefas de trabalho. Embora eles se sintam mais confortáveis quando a IA e os humanos trabalham juntos, eles também estão começando a confiar na IA para concluir tarefas que economizam tempo de forma autônoma, como escrever código, descobrir insights de dados e redigir comunicações escritas.

Os trabalhadores ainda não estão delegando tudo à IA. A pesquisa mostra que os trabalhadores de hoje preferem tarefas como integração, treinamento e manutenção de dados seguros para serem supervisionados por humanos. Mas isso provavelmente não durará por muito tempo. Os dados também sugerem que investir em conhecimento e educação constrói confiança em um futuro autônomo de IA.

Ao capacitar os humanos no comando dos sistemas de IA atuais, podemos construir confiança e impulsionar a adoção, permitindo que os trabalhadores desbloqueiem tudo o que a IA tem a oferece

À medida que a tecnologia avança, as pessoas estão tendo um vislumbre de um futuro em que a IA pode operar inteiramente por conta própria. A pesquisa da Salesforce, que entrevistou quase 6 mil pessoas em todo o mundo, revelou que os trabalhadores estão animados com um futuro alimentado por IA. Os trabalhadores também enfatizaram a importância de um toque humano à medida que constroem confiança, conhecimento e experiência com ferramentas de IA.

A pesquisa constatou:

– Os trabalhadores globais, especialmente os líderes, acreditam em um futuro autônomo e já estão transferindo tarefas para a IA.

– Os líderes confiam na IA para fazer mais de seu trabalho do que os funcionários – os líderes confiam na IA para fazer 51% de seu trabalho, enquanto os trabalhadores de base confiam na IA para fazer 40%.

– Os trabalhadores de hoje já confiam na IA para fazer cerca de 43% de suas tarefas de trabalho, indicando uma mudança entre os trabalhadores para transferir tarefas para IA.

– 77% dos trabalhadores globais acabarão confiando na IA para operar de forma autônoma. Este número inclui:

– 10% dos trabalhadores globais que confiam na IA para operar de forma autônoma hoje.

– 26% dos trabalhadores globais que confiarão na IA para operar de forma autônoma em menos de três anos.

– 41% dos trabalhadores globais que confiarão na IA para operar de forma autônoma em três ou mais anos.

Embora os trabalhadores prefiram a colaboração entre IA e humanos, eles estão começando a confiar na IA para lidar com certas tarefas sozinhos

– Hoje, 54% dos trabalhadores globais confiam nos humanos e na IA para fazer a maioria das tarefas de trabalho juntos.

– Quando perguntados se esses trabalhadores confiavam na IA para fazer qualquer uma dessas mesmas tarefas de forma autônoma, a resposta, para um pequeno grupo, foi alguma. As tarefas que eles se sentiram confortáveis com a transferência para IA autônoma incluíram:

Escrever código: 15% confiam na IA para escrever código de forma autônoma.
Descobrindo insights de dados: 13% confiam na IA para descobrir insights de dados por conta própria.

Desenvolver comunicações: 12% confiam na IA para desenvolver comunicações internas e externas sem um humano.

Atuar como assistente pessoal: 12% confiam em IA autônoma para atuar como assistente pessoal.

Outras tarefas, segundo os entrevistados, exigem ter um humano envolvido neste momento. É mais provável que os trabalhadores globais confiem apenas nos seres humanos para fazer o seguinte:

Seja inclusivo: 47% confiam apenas nos seres humanos para serem inclusivos.

A bordo e treine: 46% confiam apenas em humanos para integrar e treinar os funcionários.

Mantenha os dados seguros: 40% confiam apenas nos seres humanos para manter os dados seguros.

O envolvimento humano e a capacitação podem pavimentar o caminho para um futuro autônomo de IA

– O envolvimento humano é necessário para construir confiança na IA.

– 63% dos trabalhadores globais dizem que mais envolvimento humano construiria sua confiança na IA.

– As preocupações com a IA podem vir da falta de compreensão – 54% dos trabalhadores globais dizem não saber como a IA é implementada ou governada em seu local de trabalho.

– Os trabalhadores que têm conhecimento sobre como a IA é implementada e governada em seu local de trabalho têm 5x mais probabilidade de dizer que confiarão na IA para operar de forma autônoma nos próximos dois anos do que aqueles que não têm conhecimento.

– O treinamento pode ser outra chave para a autonomia confiável: 62% dos trabalhadores dizem que mais oportunidades de desenvolvimento de habilidades e treinamento aumentariam sua confiança na IA.

“Os trabalhadores estão entusiasmados com um futuro alimentado por IA e a pesquisa nos mostra que o engajamento humano pode nos ajudar a chegar lá. Ao capacitar os humanos no comando dos sistemas de IA atuais, podemos construir confiança e impulsionar a adoção, permitindo que os trabalhadores desbloqueiem tudo o que a IA tem a oferecer”, observou Paula Goldman, Chief Ethical and Humane Use Officer da Salesforce.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.