book_icon

Desejo de encurtar ciclo contábil impulsiona adoção de software, aponta ISG

Os softwares de consolidação e gerenciamento melhoraram nos últimos anos, reduzindo as cargas de trabalho por meio da automação e aumentando a facilidade de uso

Desejo de encurtar ciclo contábil impulsiona adoção de software, aponta ISG

A procura por consolidação financeira e software de gestão rigorosa está aumentando à medida que as empresas enfrentam um maior escrutínio regulamentar e legal e a sua necessidade de velocidade e eficiência cresce, de acordo com um novo relatório de pesquisa da Information Services Group (ISG), empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia.

O ISG Buyers Guides for Financial Consolidation and Close Management, produzido pela ISG Software Research (antiga Ventana Research), indica que o software de consolidação e gerenciamento melhorou nos últimos anos, reduzindo as cargas de trabalho por meio da automação, aumentando a facilidade de uso e fornecendo uma única área de trabalho para os contadores da equipe para reduzir a sobrecarga administrativa.

A ISG Software Research projeta que, até 2027, metade das empresas de médio e grande porte usarão um software de gerenciamento para acelerar o tempo de fechamento e alcançar maior controle do processo.

Os avanços fornecidos pela Inteligência Artificial e IA generativa provavelmente tornarão o software de gerenciamento dedicado uma escolha ainda mais atraente, especialmente em um momento de crescente complexidade na contabilidade e necessidade de aumento da produtividade da equipe

Para empresas com estruturas e requisitos de relatórios especialmente complexos, a capacidade de consolidar o uso de vários padrões contábeis em diferentes níveis e ramos da hierarquia corporativa requer plataformas de software especialmente robustas, observa o relatório.

“A necessidade de aumentar a produtividade dos departamentos financeiro e contábil tem impulsionado a demanda por softwares de consolidação e gestão rigorosa. Na última década, os aplicativos se tornaram mais capazes, ao mesmo tempo em que mais fáceis de implementar e usar”, disse Robert Kugel, diretor executivo de Pesquisa de Negócios da ISG Software Research. “As empresas de médio e grande porte têm uma riqueza de opções para escolher para atender às suas necessidades operacionais e orçamentos. Nossa avaliação rigorosa e baseada em fatos dá aos compradores um ponto de partida para criar uma pequena lista de fornecedores para avaliação”, observou.

Os relatórios observam que o software de consolidação e fechamento de hoje oferece recursos de colaboração mais eficazes para agilizar o processo de fechamento e garantir resiliência, incluindo compartilhamento seguro de dados, bem como armazenamento centralizado de documentos para documentos de trabalho e evidências de suporte.

A maioria das empresas concorda que as organizações devem concluir o fechamento contábil dentro de uma semana comercial. A automação do fluxo de trabalho é especialmente útil para acelerar o ciclo de relatório de consolidação próxima, especificamente para gerenciar o processo em um ambiente de trabalho híbrido e para organizações que abrangem todo o mundo, diz o relatório.

O relatório observa que, com processos habilitados para fluxo de trabalho, os administradores gastam muito menos tempo garantindo que os indivíduos tenham iniciado ou concluído suas tarefas, as transferências sejam mais suaves e, onde revisões e aprovações são necessárias, esses eventos são registrados e facilmente acessados por auditores externos e internos e atestam que os controles e procedimentos internos foram seguidos.

A consolidação e o fechamento dos livros devem ser quase exatamente os mesmos de um período para o outro, incluindo processos para lidar com exceções e eventos inesperados e gerenciar o calendário de fechamento. Com o gerenciamento do fluxo de trabalho, o controller e o diretor de Contabilidade podem gastar menos tempo na administração, ao mesmo tempo em que têm maior consciência situacional e controle.

A tecnologia atual também pode ajudar os executivos de finanças e contabilidade a tornar seus departamentos mais produtivos, melhorar o ambiente de trabalho geral e melhorar sua capacidade de atrair e reter os melhores talentos em um ambiente com recursos limitados, observam os relatórios.

Os avanços fornecidos pela Inteligência Artificial e IA generativa provavelmente tornarão o software de gerenciamento dedicado uma escolha ainda mais atraente, especialmente em um momento de crescente complexidade na contabilidade e necessidade de aumento da produtividade da equipe, diz o relatório. Embora a contabilidade dependa de fazer as mesmas coisas de forma consistente, a forma como elas são feitas está sempre evoluindo por causa das mudanças legais e regulatórias e da constante mudança na forma como os princípios contábeis são refletidos nos processos.

Os ISG Buyers Guides for Financial Consolidation and Close Management avaliam os produtos de software com base nestes recursos: estruturas de propriedade, moeda, gerenciamento entre empresas, diários, estruturas de roll-up, relatórios multi-GAAP, validação de dados, colaboração, conformidade e auditoria, aplicação de IA/Gen AI a processos, reconciliações, processos e administração, análise e relatórios.

A ISG avaliou os fornecedores de software em três categorias de consolidação financeira e fechamento – Fechamento Financeiro, Consolidação Financeira e Fechamento e Consolidação Financeira – e produziu um Guia do Comprador separado para cada uma. Foram avaliados 21 fornecedores: BlackLine, Board International, FloQast, Fluence Technologies, IBM, insightsoftware, Infor, Jedox, LucaNet, NetSuite, OneStream, Oracle, Planful, Prophix Software, SAP, Talentia Software, Trintech Adra, Trintech Cadency, Vena Solutions, Wolters Kluwer e Workday.

A ISG Software Research designa os três principais fornecedores de software como Líderes em cada categoria. Para o estudo de 2024, os principais fornecedores em ordem de classificação são:

Fechamento financeiro: Oracle, BlackLine e SAP

Consolidação Financeira: Oracle, OneStream e SAP

Fechamento e Consolidação Financeira: Oracle, SAP e Board International

“A maior necessidade de eficiência e velocidade nos processos financeiros requer automação e software para alcançar resultados precisos em tempo hábil”, disse Mark Smith, sócio de Pesquisa de Software da ISG. “Este Guia do Comprador é uma ferramenta confiável para melhor entender, avaliar, otimizar e selecionar os fornecedores de software certos”, finalizou.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.