book_icon

A nova onda de inovação automotiva baseada em IA

Desde que os carros foram inventados, muitas pessoas fazem questão de investir na personalização para torná-los mais adequados ao seu estilo de vida. Agora, a Inteligência Artificial está levando as possibilidades de individualização a um nível superior, permitindo muito mais do que apenas pintar o veículo de uma cor diferente ou modificar o motor. O aprendizado profundo proporciona experiências computacionais mais originais e intuitivas, e com a aplicação de recursos de IA os carros conseguem conhecer nossas necessidades e preferências e até antecipar o que queremos.

As capacidades da IA automotiva podem ser divididas em duas categorias principais: as que se concentram na pessoa e as que se referem ao veículo. A detecção de sonolência é um ótimo exemplo de uma tecnologia centrada na pessoa, ao alertar o motorista quando ele está prestes a adormecer e, assim, prevenir acidentes. A União Europeia determinou que todos os veículos vendidos depois de julho de 2024 estejam equipados com sistemas de advertência de sonolência e atenção do condutor (DDAW), e haverá certamente uma demanda contínua por essa capacidade em todo o mundo.

Também é possível usar a IA para o reconhecimento de emoções e estados de alerta. Se alguém mostra sinais de estar estressado, o veículo poderia sugerir uma lista de músicas relaxantes. Outros exemplos de tecnologias dirigidas à pessoa incluem o monitoramento da saúde, a autenticação biométrica e a identificação de motoristas embriagados ou com um problema médico.

As tecnologias que se concentram no veículo utilizam IA para, por exemplo, obter a previsão das condições de tráfego e sugerir rotas mais inteligentes. Seu carro não apenas usará o GPS, mas também levará em conta suas preferências, como as rotas favoritas para dirigir para casa ou para o trabalho. A IA também está impulsionando avanços em segurança e sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), além da manutenção preventiva e outras funcionalidades úteis.

Um assistente pessoal no seu carro
Muitos de nós já usamos assistentes de voz diariamente, seja para ditar mensagens de texto enquanto estamos em movimento, seja para controlar nossos dispositivos domésticos inteligentes sem sair do sofá. Nos veículos, os assistentes de voz não são apenas um acessório adicional, já que avanços da IA permitem que os motoristas controlem seu sistema de entretenimento sem tirar as mãos do volante.

A IA também possibilita um Canal de comunicação bidirecional entre você e o seu veículo. Você pode fazer muito mais do que simplesmente pedir para tocar uma música específica ou ajustar a temperatura, pois os chatbots permitirão que você tenha uma conversa fluida com o seu carro. Imagine que você está dirigindo para o trabalho e precisa revisar um tópico específico de um projeto. Em vez de pedir a um colega que compartilhe uma visão geral e depois bombardeá-lo com perguntas, você pode obter as informações de que precisa por meio do chatbot. Claro que ainda existem limitações, mas é instigante pensar nas possibilidades. E para ajudar a levar as experiências conversacionais aos veículos, a MediaTek está colaborando com a Sensory.

Experiências de IA na Borda
A fim de incorporar capacidades avançadas de IA à próxima geração de veículos, no evento GTC 2024, da Nvidia, a MediaTek apresentou quatro novos conjuntos de chips projetados para a plataforma automotiva de IA do futuro: Dimensity Auto Cockpit C-X1, C-Y1, C-M1 e C-V1. Com suporte para Nvidia Drive OS, o Dimensity Auto Cockpit permite que os fabricantes de veículos escalem as capacidades de IA em toda a sua linha de produtos.

Para que as experiências de IA sejam fluidas, os chipsets Dimensity Auto Cockpit integram um sistema ARM v9-A de última geração e a computação de IA acelerada por GPU de próxima geração da Nvidia e gráficos Nvidia RTX, o que permite aos veículos executar linguagens de IA (LLM) na Borda.

A execução local de aplicativos não apenas oferece benefícios de velocidade e latência, como também protege melhor a privacidade das pessoas e dos sistemas. Além disso, com o processamento de IA na borda, os veículos podem oferecer experiências mais personalizadas sem a necessidade de enviar os dados dos usuários para a Nuvem.

Um novo mundo de entretenimento
O Dimensity Auto Cockpit suporta a entrega de conteúdo enriquecido e telemática de alta velocidade para múltiplas telas, e assim cada assento no veículo pode contar com entretenimento individualizado. Os passageiros conseguem selecionar seus filmes e programas de TV favoritos para se manterem entretidos mesmo nas viagens longas.

Além disso, há uma nova onda de jogos em veículos. O Dimensity Auto Cockpit integra uma GPU Nvidia RTX que suporta o traçado de raios para imagens realistas e efeitos de iluminação em jogos, e os chipsets são compatíveis com o escalonamento de IA e a geração de quadros para uma ação rápida e fluida. Os passageiros podem até mesmo aproveitar as funções avançadas de videoconferência, incluindo correção de olhar com IA e melhoria de áudio baseada em IA, para se manterem conectados com amigos e familiares enquanto estão na estrada.

Por Samir Vani, diretor de desenvolvimento de negócios da MediaTek para a América Latina.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.