book_icon

Denodo: agnóstica e evangelizadora, e de olho no mercado brasileiro

A empresa, conhecida por sua plataforma de gerenciamento e virtualização de Dados, pretende ampliar seus negócios locais, porém sabe que ainda precisa “catequisar” o mercado

Denodo: agnóstica e evangelizadora, e de olho no mercado brasileiro

Depois de anunciar uma parceria importante com Google Cloud, para integrar a sua plataforma com o Engine Vertex AI, a Denodo reforça seu perfil de seguir agnóstica e plural, trabalhando com todos os provedores da Nuvem e com todos os fornecedores de repositórios de Dados e aplicações. No Brasil, mercado que tem ganho mais importância dentro da organização, o foco é chegar as grandes companhias que trabalham com multiplicidade de Dados e diferentes e heterogêneas fontes de informação, “quem precisa consultar seus Dados com mais dinâmica e flexibilidade”, como enfatiza Guilherme Duarte, líder técnico da Denodo na América Latina e principal nome da companhia no Brasil.

O seu modelo de negócios, baseado em assinaturas e soluções PaaS (Plataforma como Serviço), está sendo expandido no Brasil, embora Duarte não entre em maiores detalhes. Mas hoje a companhia atua por meio de parcerias com grandes integradores como Logicalis e Capgemini e empresas nichadas ou regionais, como a BHS, forte em Belo Horizonte (MG). No entanto, o executivo destaca que a Denodo está focada em incrementar sua presença no Brasil por ser um mercado estratégico e com grande potencial de crescimento.

Esta colaboração visa transformar as operações empresariais, proporcionando acesso a modelos de linguagem ampla (LLM) de última geração e permitindo a aplicação de técnicas como Retrieval Augmented Generation (RAG)  

A colaboração da Denodo com o Google Cloud, integrando sua plataforma com o Vertex AI para oferecer soluções avançadas de virtualização de Dados e IA Generativa, é uma das peças dessa estratégia de expansão para o mundo e para o Brasil. “Esta colaboração visa transformar as operações empresariais, proporcionando acesso a modelos de linguagem ampla (LLM) de última geração e permitindo a aplicação de técnicas como Retrieval Augmented Generation (RAG)”, explica Duarte.

No seu trabalho de “catequese” no Brasil, Duarte argumenta que a Plataforma da Denodo traz uma abordagem para o gerenciamento de Dados que elimina a necessidade de replicação física das informações ao mesmo tempo que centraliza a governança e a segurança dos Dados. “Nossa plataforma cria camadas que servem como barreiras entre os provedores e os consumidores de Dados, sejam eles aplicações ou pessoas, garantindo segurança e maior flexibilidade”, argumenta Duarte.

Da segurança aos parceiros
Ainda no quesito segurança, o executivo reforça que a Denodo adota uma estratégia que mantém os Dados sensíveis fora das redes públicas, utilizando Nuvens internas e enviando apenas metadados para a Cloud aberta. “Isso diminui a insegurança, inerente ao tema de Dados, das corporações e protege a privacidade das informações”, afirma.

Duarte enfatiza a importância de uma plataforma unificada para acelerar o uso de IA, com a combinação das tecnologias do Google Cloud com a Denodo permitindo que empresas integrem e gerenciem Dados, utilizando técnicas avançadas de IA para gerar insights aprofundados e melhorar sua produtividade. “O Vertex AI do Google nos auxilia a combinar Dados externos e internos, oferecendo respostas precisas e baseadas em conhecimento preditivo”, comenta.

Mantendo-se agnóstica em relação às plataformas de Nuvem, a Denodo está presente nas principais “Big Four” Clouds do mercado, e opera com todos os provedores de bancos de Dados e sistemas que operam com volume massivo de Dados, como uma Oracle ou SAP. Outra parceria importante é a Nvidia, o principal motor da criação de novos modelos de IA, como o ChatGPT, pela capacidade de processamento de seus equipamentos, e agora também por meio da plataforma NIM, que trouxe uma coleção de microsserviços de inferência capaz de fornecer modelos otimizados de contêiners de Dados.

“Estamos na evangelização. Temos tecnologia para evitar a réplica dos Dados, e hoje todos os grandes fornecedores de tecnologia ainda trabalham com essa premissa. Queremos fazer a integração lógica e não a física. Os clientes querem coletar os Dados, mas consumir de maneira mais fácil as informações que podem ser extraídas. Nosso lema é todos os Dados para todos e a todos os momentos”, explica, para completar: “O nosso diferencial é trazer algo inovador e que, literalmente, pode mudar o mundo”.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.