book_icon

Febraban Tech 2024: Neo4j ajuda a prevenir fraudes no setor financeiro com Dados grafos

Disponível nos principais serviços de Nuvem, como AWS, Google Cloud, and Azure, as soluções da Neo4j permitem que as instituições financeiras compreendam padrões de comportamento, preferências e necessidades individuais

Febraban Tech 2024: Neo4j ajuda a prevenir fraudes no setor financeiro com Dados grafos

A Neo4j, empresa mundial em Banco de Dados Grafos e Analytics, participa pela terceira vez da Febraban Tech, evento de tecnologia e inovação do setor financeiro na América Latina, entre os dias 25 e 27 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A startup de tecnologia estará presente na área do auditório de Inovação e Novos Negócios, no estande A31, onde fará demonstrações exclusivas sobre a importância da correlação de dados e análise dos grafos para serviços financeiros – motivo pelo qual os 20 maiores bancos norte-americanos usam a Neo4j para resolver problemas complexos e anteriormente insolúveis, ao revelar padrões difíceis de serem detectados.

A pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, apontou que inovação tecnológica é uma das principais estratégias de diferenciação de bancos para os próximos anos, apontada por 71% dos executivos entrevistados, sendo que a prioridade número 1 é a migração para Nuvem para escalabilidade do negócio  

Para mostrar como velocidade, confiabilidade e inteligência devem impulsionar a próxima geração de serviços financeiros, o diretor de vendas da Neo4j, Ademir Monteiro, irá conduzir uma apresentação no Palco Febraban Cases, ao lado do Pablo Lima, CEO da TAG IMF, no dia 26 de junho às 14h45. A TAG é uma registradora de recebíveis, responsável por mitigar os riscos das operações de compra e venda de títulos de crédito. Por lidar com uma alta volumetria de Dados transacionais, a empresa precisava encontrar o parceiro certo para ajudar a desenvolver uma plataforma inovadora de análise de dados que pudesse processar com facilidade dezenas de milhões de transações de cartão de crédito e débito de comerciantes.

A TAG também integrou o uso da tecnologia de banco de dados grafos com recursos de IA Generativa (Gen AI) para desenvolver produtos de gerenciamento de risco de crédito e detecção de fraudes. “A TAG procurou a Neo4j para potencializar sua plataforma de Dados e desenvolver uma infraestrutura de nuvem ágil”, explica Monteiro. “Esta combinação gerou uma base para uma melhor modelagem de dados, relatórios mais precisos e a capacidade de gerenciar a conformidade e a segurança das operações – o que permite aos credores tomar decisões de crédito mais rápidas, mais informadas e mais justas, e garantir ofertas de empréstimos mais lucrativas”, finaliza.

A pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, apontou que inovação tecnológica é uma das principais estratégias de diferenciação de bancos para os próximos anos, apontada por 71% dos executivos entrevistados, sendo que a prioridade número 1 é a migração para Nuvem para escalabilidade do negócio. Ao mesmo tempo, a personalização de produtos e serviços (63%) por meio da análise de Dados com IA para customização de produtos é outra ação prioritária apontada pelos entrevistados. O estudo ainda aponta que a cibersegurança e a proteção de Dados são atributos imprescindíveis ao negócio (58%) e mantêm-se como algumas das principais preocupações dos bancos.

Disponível nos principais serviços de Nuvem, como AWS, Google Cloud, and Azure, as soluções da Neo4j permitem que as instituições financeiras compreendam padrões de comportamento, preferências e necessidades individuais, o que leva ao serviço personalizado, e uma experiência ágil e eficiente, possibilitando ainda a oferta de uma experiência de Private Banking para cada cliente e o aproveitamento de novas oportunidades de negócios criadas pelo Open Banking, moedas digitais e sistemas de pagamentos instantâneos (Pix).

De acordo com as Premissas de Planejamento Estratégico declaradas pelo Gartner, “até 2025, as tecnologias de grafos serão usadas em 80% das inovações de dados e análises – em comparação com 10% em 2021 – facilitando a tomada rápida de decisões em toda a empresa”.

Desde o ano passado, a Neo4j passou a disponibilizar a pesquisa vetorial nativa em seus principais recursos de banco de Dados e anunciou integrações estratégicas com o Google Cloud Vertex AI e o AWS Bedrock para aumentar o desempenho do GenAI e evitar alucinações.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.