book_icon

Minsait apresenta solução de IA generativa para o mercado editorial

Batizada de AI Book, a ferramenta explora as capacidades da Inteligência Artificial generativa para responder às principais necessidades e demandas do setor de edição de livros

Minsait apresenta solução de IA generativa para o mercado editorial

A Minsait, empresa de TI do grupo espanhol Indra, apresentou sua nova solução para o mercado editorial, desenvolvida a partir de uma base tecnológica fornecida pela Amazon Web Services (AWS). Batizada de AI Book, a ferramenta explora as capacidades da Inteligência Artificial generativa (GenAI) para responder às principais necessidades e demandas do setor de edição de livros.

A solução foi apresentada durante o AWS Summit Madrid, evento realizado na capital espanhola, durante o qual a Minsait também recebeu os prêmios AWS GenAI Innovative Solution, pelo AI Book, e AWS Migrations Prospecting Hero, concedido em meio à programação paralela do AWS Partner Summit. O AI Book consiste em uma ferramenta bifásica que, em um primeiro momento, auxilia editoras a gerar conteúdo, com a ajuda de especialistas desse segmento de mercado e, posteriormente, permite que as bases de conhecimento produzidas sejam exploradas por estudantes e professores.

São poucas as soluções lançadas até o momento que incorporaram o conceito de algoritmo multimodal para atender às necessidades dos setores educacional e editorial

“Toda essa informação, gerada em um ecossistema seguro e controlado, permite atualizações contínuas de conteúdo, adaptadas às necessidades específicas de cada cliente do mercado editorial, com base nos dados recolhidos via IA”, explicou Luis Ángel Tello, diretor global para os mercados de Telecomunicações e Mídia da Minsait.

“Ao trazer essa proposta de governança do conhecimento, a Minsait aproveita os melhores modelos em IA, Machine Learning e nuvem que temos disponíveis para desenvolver um case adaptado às demandas do mercado editorial e com o melhor custo possível para o cliente – o que consideramos essencial”, afirmou Víctor Ramos, chefe de Educação e Pesquisa da Amazon Web Services na Espanha.

Algoritmos multimodais e assistência especializada

A partir de uma combinação de recursos de imagens, áudio, vídeo e texto, o AI Book utiliza diferentes algoritmos multimodais para produzir conteúdo original. Na página inicial da ferramenta, o próprio usuário pode realizar o upload de informações vindas de diversas fontes e, assim, criar uma base de conhecimento específica para sua necessidade.

Em seguida, a solução permite que o usuário interaja com um assistente virtual, fazendo perguntas que a IA generativa se encarregará de responder, seja por texto ou por meio de um avatar, que pode ter a voz e a aparência adaptadas ao contexto educacional exigido pelo cliente. A inovação utiliza diversos modelos de IA generativa, de forma coordenada, para obter esses resultados.

“Apesar de todos os avanços em IA que temos assistido nos últimos anos, são poucas as soluções lançadas até o momento que incorporaram o conceito de algoritmo multimodal para atender às necessidades dos setores educacional e editorial”, destacou Tello. O executivo da Minsait também chamou a atenção para a importância de se trabalhar “de mãos dadas com a indústria editorial”, a fim de responder aos seus desafios, como aqueles impostos pelos direitos autorais. “A tecnologia está disponível e vamos seguir evoluindo nesse sentido”, finalizou.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.