book_icon

A Inteligência Artificial como aliada para construção de um futuro sustentável no mercado de Data Centers

O avanço do setor de telecomunicações com a rápida adoção da rede 5G, a disponibilidade de 5G comercial na banda de 3,5 GHz, assim como o crescimento das redes de fibra em todo o País, tem impulsionado o crescimento do mercado de Data Centers, segundo estudo realizado pela empresa global de consultoria Mordor Intelligence. O levantamento também aponta que esse mercado é estimado US$ 2 bilhões, e espera-se que até 2029, esse índice chegue a S$3,5 bilhões.

Também é possível notar a real dimensão do setor de Data Centers no Brasil e a capacidade de expansão, ao analisarmos o volume de carga desse mercado. Ainda segundo levantamento realizado pela Mordor Intelligence, atualmente os Datas Centers no País consomem cerca de 0,74 mil MW (megawatts), e em cinco anos devem consumir até 1,21 mil MW.

Esses índices demonstram a necessidade constante por desempenho e eficiência energética com Data Centers capazes de processar um número cada vez maior de Dados, ao mesmo tempo que possuam uma melhor eficácia energética. E, diante desse cenário, a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma importante aliada. A tecnologia é capaz de gerenciar e otimizar o consumo de energia, prever a demanda de carga e maximizar a eficiência energética dos Data Centers. Além disso, a IA pode identificar pontos de ineficiência energética nas instalações e sugerir melhorias, contribuindo para a sustentabilidade desses centros.

A preocupação em fornecer soluções capazes de ampliar o processamento de Dados e reduzir o consumo de energia busca não apenas atender a demanda de um setor por desempenho, mas também criar uma alternativa sustentável. Uma vez que projeções apontam para um aumento exponencial no consumo de energia no mercado de Data Centers, é cada vez mais importante a adoção de medidas desde já capazes de contribuir para uma mudança de realidade, sem deixar de atender a demanda do mercado por inovação, desempenho e processamento de Dados.

Recentemente anunciamos uma meta ousada de aumento de 30 vezes da eficiência energética de nossos processadores e dos aceleradores que alimentam servidores para treinamento de IA a HPC até 2025. Se todos os servidores de IA e HPC no mundo atingissem uma diminuição parecida, seria possível alcançar uma economia de bilhões de quilowatt-hora de eletricidade.

É crucial que o crescimento do mercado de Data Centers seja acompanhado por um compromisso em relação à eficiência energética e sustentabilidade, e a Inteligência Artificial surge como uma aliada poderosa nesse sentido, capaz de atender a demanda por desempenho e inovação, além de contribuir para construção de um futuro mais sustentável.

Alexandre Amaral, diretor de vendas para Cloud & Data Center da AMD.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.