book_icon

Novo Oracle Apex AI Assistant desenvolve aplicativos usando linguagem natural

Ferramenta simplifica o desenvolvimento de aplicativos e ajuda os desenvolvedores a criarem rapidamente aplicativos de missão crítica e ricos em recursos em escala

Novo Oracle Apex AI Assistant desenvolve aplicativos usando linguagem natural

A Oracle anunciou novos recursos de IA na versão mais recente da plataforma de desenvolvimento Low-code Oracle Apex. O novo Apex AI Assistant simplifica o desenvolvimento de aplicativos e ajuda os desenvolvedores a criar rapidamente aplicativos de missão crítica e ricos em recursos em escala. Os desenvolvedores agora podem criar aplicativos usando prompts de linguagem natural para especificar recursos e componentes desejados e gerar instruções SQL automaticamente, executar a correção de depuração com um clique, eliminar a necessidade de lembrar nomes de tabelas e adicionar facilmente uma interface de conversação pronta para uso a seus aplicativos. O Oracle Apex é um recurso totalmente suportado e sem custo do Oracle Database e de todos os seus serviços, incluindo o Oracle Autonomous Database, que os desenvolvedores podem experimentar gratuitamente.

O Oracle Apex está incluído no Oracle Database e em todos os serviços do Oracle Database, incluindo o Oracle Autonomous Database, oferecendo desempenho extremo de aplicativos, bem como segurança, disponibilidade e escalabilidade reforçadas pelo setor

Ao substituir a codificação tradicional complexa, a abordagem de desenvolvimento declarativo do Oracle Apex permite que os desenvolvedores criem e implementem aplicativos corporativos de missão crítica 20 vezes mais rápido com 100 vezes menos código. Com mais de 21 milhões de aplicativos construídos, o Oracle Apex é usado por mais de 850 mil desenvolvedores em organizações de todos os setores em todo o mundo.

“Como desenvolvedor e alguém que escreve SQL todos os dias, sei como pode ser desafiador lembrar nomes de tabelas, nomes de colunas e sintaxe que não uso com frequência. Ter um assistente de IA para determinar nomes de colunas contextualmente, Joins e gerar sintaxe complexa é um verdadeiro divisor de águas”, disse Mike Hichwa, vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Software da Oracle. “O melhor de tudo é que posso usar uma linguagem natural simples, como ‘mostre-me todas as camisetas cor-de-rosa em tamanho grande que sobrou das remessas mais recentes para nossos locais em Kansas City e Wichita’ e o Apex AI Assistant automatizará isso para mim e me mostrará os resultados precisos”, afirmou.

O Oracle Apex está incluído no Oracle Database e em todos os serviços do Oracle Database, incluindo o Oracle Autonomous Database, oferecendo desempenho extremo de aplicativos, bem como segurança, disponibilidade e escalabilidade reforçadas pelo setor. Por exemplo, quando usado em conjunto com o AI Vector Search no Oracle Database 23ai, o Oracle Apex oferece uma maneira para os desenvolvedores combinarem a pesquisa semântica de documentos, imagens e outros dados não estruturados com pesquisas em dados corporativos privados.

Os novos aprimoramentos de IA no Oracle Apex incluem:

Assistente de IA Apex: permite a criação de instruções SQL válidas a partir de um prompt de usuário de linguagem natural. O Apex AI Assistant lembra a sintaxe SQL, para que os desenvolvedores não precisem e automatiza a gravação de consultas SQL. Ele explica o código existente e sugere correções de bugs de código que podem ser adotadas com um simples clique, liberando os desenvolvedores de tarefas rotineiras de codificação.

Criar assistente de aplicativo: permite a criação de novos blueprints de aplicativos a partir de um prompt de usuário em linguagem natural que especifica os atributos e recursos desejados. Isso simplifica o desenvolvimento de novos aplicativos e permite que os desenvolvedores concentrem sua energia e recursos na criação de recursos exclusivos e personalizados do aplicativo, em vez de código subjacente.

Diálogos de IA conversacional: permite que os usuários finais “conversem” com seus aplicativos em linguagem natural por meio de uma interface de conversação pronta para uso que os desenvolvedores podem adicionar facilmente aos seus aplicativos. Como resultado, os desenvolvedores podem fornecer uma experiência mais rica no aplicativo sem a necessidade de criar IA generativa ou componentes de processamento de linguagem natural do zero.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.