book_icon

Ipsos: metade dos brasileiros teme ser substituído pela IA no trabalho

Pesquisa global mede percepção da população com relação à Inteligência Artificial aplicada ao dia a dia

Ipsos: metade dos brasileiros teme ser substituído pela IA no trabalho

50% dos brasileiros afirmam que a Inteligência Artificial substituirá o seu trabalho nos próximos anos. O Brasil está um pouco acima da média global, de 36%. Além disso, o País está no top 10 do ranking mundial, atrás da Tailândia (69%), Indonésia (66%) e Turquia (63%).

Ainda sobre o tema profissional, 6 em 10 brasileiros (67%) acreditam que nos próximos cinco anos a Inteligência Artificial pode mudar sua atual profissão. O País ocupa o décimo lugar do ranking, que é liderado por Indonésia (87%), Tailândia (81%) e China (80%). A média global é 60%.

Aproximadamente metade dos brasileiros (47%) acredita que o uso de Inteligência Artificial em produtos e serviços os deixam nervosos  

Apreensão e nervosismo
Aproximadamente metade dos brasileiros (47%) acredita que o uso de Inteligência Artificial em produtos e serviços os deixam nervosos. A média global é de 50%, sendo que os países com o maior índice de nervosismo com relação ao uso de IA são Irlanda (67%), Nova Zelândia (66%) e Grã Bretanha (64%). Enquanto Polônia (37%), China (34%) e Japão (25%) ocupam as últimas posições da lista.

O estudo também revela que 56% da nação brasileira afirma que o uso da IA em produtos e serviços traz mais benefícios do que desvantagens, o que aproxima o Brasil da percepção mundial, já que o índice global é de 55%. Os países que melhor avaliam como positivo são China (83%), Indonésia (80%) e Tailândia (77%). Já os que menos concordam com essa afirmação são Estados Unidos (39%), Bélgica (38%) e Holanda (36%).

Conhecimento
Quanto à compreensão sobre o que é Inteligência Artificial, 6 em cada 10 brasileiros (64%) asseguram ter um bom entendimento sobre o que é a IA. O estudo é realizado em regiões mais urbanas do Brasil e a média global é de 67%. Os países que possuem menor entendimento do que é a Inteligência Artificial são Suíça (57%), Itália (51%) e Japão (44%).

Já quando questionados se sabem quais tipos de produtos e serviços usam Inteligência Artificial, 57% dos brasileiros afirmaram que sim. China (81%), Indonésia (80%) e Tailândia (69%) são as nações que lideram o ranking. O índice global é 52%.

Os Dados foram apurados por meio da pesquisa “Monitor de Inteligência Artificial 2024”, realizada pela Ipsos em 32 países, entre o período de 19 de abril e 3 de maio de 2024.

Sobre a Ipsos
A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 5.000 clientes e 18.130 colaboradores, entrega Dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, Customer Experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.