book_icon

Plataforma reúne boas práticas em digitalização do setor público

A Plataforma de Transformação Digital nos Governos visa disseminar as melhores práticas em soluções de digitalização de serviços públicos, Inteligência Artificial e automação

Plataforma reúne boas práticas em digitalização do setor público

O Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Valid, integradora de identificação segura e de soluções para Governo Digital, lançou a Plataforma de Transformação Digital nos Governos. Este projeto visa agregar e disseminar as melhores práticas em soluções de digitalização de serviços públicos, Inteligência Artificial e automação do setor governamental.

O objetivo principal da plataforma é estimular a evolução de serviços públicos e fomentar o uso de dados como um fator decisivo na tomada de decisão mais assertivas em operações de Segurança, Saúde, Educação, entre outros setores. Dessa forma, contar com um espaço que reúna os resultados de novos projetos pode acelerar o processo de transformação digital já em andamento no Brasil a patamares de eficiência cada vez mais altos.

Este projeto auxilia na melhora da transparência, interação e qualidade dos serviços oferecidos à população. Já são 38 projetos inscritos na plataforma, provenientes de vários estados brasileiros

“Estamos investindo na Transformação Digital no setor público, e esta plataforma é a prova de nosso compromisso com a inovação contínua. Ela não apenas moderniza, mas também reinventa a maneira como os serviços públicos são prestados, colocando a tecnologia a serviço do cidadão. Ao adotá-la, estamos construindo um futuro em que a tecnologia e a eficiência caminham juntas no setor público, capacitando o governo para responder rapidamente às demandas da sociedade”, afirma Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP, organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos.

A transição do físico para o digital é uma realidade cada vez mais presente nas esferas públicas, impulsionada pela crescente adoção da Inteligência Artificial. Com a plataforma, gestores e população em geral poderão entender e acompanhar como os governos estão efetivamente navegando na era digital, promovendo uma gestão mais eficiente e moderna.

“A Valid sempre atuou para apoiar a digitalização do poder público, oferecendo soluções e abordagem dedicada a esse propósito. Todos o nosso portfólio é desenhado com as mais modernas tecnologias e soluções para serviços digitais para a população, que geram, além de eficiência, dados e evidências que podem fornecer aos gestores informações extremamente relevantes para a definições de políticas públicas”, explica Ilson Bressan, CEO da Valid. “Acreditamos no potencial do Brasil em torno do governo digital. Temos uma série de ações importantes ao redor dos país – algumas exemplificadas na plataforma e muitas já apoiadas e desenvolvidas em parceria com a Valid – e enxergamos a plataforma lançada pelo CLP como um passo importante para levar a transformação digital a novos patamares”, explica.

Este projeto auxilia na melhora da transparência, interação e qualidade dos serviços oferecidos à população. Já são 38 projetos inscritos na plataforma, provenientes de vários estados brasileiros. Além disso, o CLP trouxe exemplos internacionais, para ampliar a troca de ideias e estimular a digitalização da esfera pública no Brasil. A plataforma também reúne essas iniciativas em forma de ebook, que pode ser baixado no site.

O Nordeste, por exemplo, se destaca com iniciativas nesse campo, com soluções para Transformação Digital. Tanto o Ceará quanto o Maranhão somam número significativo de projetos, para estruturação de políticas públicas de inclusão, segurança e transparência fiscal. Enquanto o Piauí se tornou pioneiro ao criar a primeira secretaria de Inteligência Artificial do País. Entre as soluções mineiras estão Blockchain para rastreio da produção de carvão vegetal, garantindo padrões sustentáveis, e o Minas Atende, que facilita o acesso da população à serviços públicos.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.