book_icon

Falta de talentos é maior desafio à inovação, diz pesquisa da SoftwareOne

Priorizar a colaboração estreita entre trabalhadores humanos e tecnologias é primordial em meio a uma crescente lacuna de habilidades em Nuvem e apreensão em torno da IA

Falta de talentos é maior desafio à inovação, diz pesquisa da SoftwareOne

A SoftwareOne, fornecedora global de software e soluções em Nuvem, divulgou as descobertas de seu Relatório de Habilidades em Nuvem, destacando a necessidade de superar a divisão homem-máquina. O maior ponto problemático para as empresas em seus esforços de Transformação Digital, segundo o relatório, é garantir que o crescimento das habilidades dos funcionários corresponda à rápida taxa de inovação. Quase dois terços (62%) relatam atualmente ter habilidades inadequadas para alavancar a IA e 41% das organizações estão lutando para encontrar funcionários qualificados em IA.

Nossa pesquisa mostra que a esmagadora maioria das organizações está planejando atualizar suas equipes de TI para acelerar a adoção de IA e acelerar a jornada na Nuvem

A pesquisa ressalta uma realidade urgente: priorizar a colaboração estreita entre trabalhadores humanos e tecnologias avançadas é primordial em meio a uma crescente lacuna de habilidades em Nuvem e apreensão em torno da IA. Essa relação simbiótica deve redefinir a dinâmica organizacional, com 97% das organizações planejando priorizar a qualificação de sua força de trabalho.

A escassez de habilidades em Nuvem aumentou as cargas de trabalho individuais de 62% dos entrevistados e levou a repercussões significativas, incluindo esgotamento e altas taxas de rotatividade dentro dos departamentos. Notavelmente, quase um quarto dos gerentes globais de TI (23%) estão pensando em desistir devido à lacuna de habilidades, enquanto 84% das empresas percebem os problemas de retenção de TI como um desafio significativo.

Mas esses problemas de retenção são agravados por conflitos dentro das equipes – 34% dos entrevistados disseram que a lacuna de habilidades em Nuvem causou tensão entre eles e seu chefe, enquanto 42% disseram que causou tensão dentro da equipe. E um em cada cinco (22%) dos entrevistados disse que não se sente confortável em pedir treinamento adicional para avançar suas habilidades.

“Os rápidos avanços em IA e IA generativa oferecem perspectivas empolgantes para empresas em todo o mundo, mas as organizações estão sentadas em uma bomba-relógio de talentos se não atualizarem e retreinarem suas forças de trabalho agora para cumprir o potencial da IA”, disse Brian Duffy, CEO da SoftwareOne. “Nossa pesquisa mostra que a esmagadora maioria das organizações está planejando atualizar suas equipes de TI para acelerar a adoção de IA e acelerar a jornada na Nuvem. Ao colocar as pessoas no centro e mostrar como essas inovações podem melhorar seus papéis em vez de representar ameaças, as organizações podem cultivar uma cultura de empoderamento e otimismo que ajuda a aumentar a retenção, aumentar a produtividade e tornar o trabalho mais significativo”, observou.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.