book_icon

Salt Security aponta aumento dos riscos de segurança com explosão de apps gerados por IA

Desta forma, cabe às empresas protegerem os Dados de seus clientes com a nova geração de ferramentas que também incorpora AI para identificar e barrar os ataques criminosos”

Salt Security aponta aumento dos riscos de segurança com explosão de apps gerados por IA

A Salt Security chama a atenção para a necessidade de priorizar os investimentos em segurança no atual cenário marcado não só pelo crescimento exponencial de aplicativos como também de APIs geradas com o auxílio de IA, como constatado por estudo do Gartner**, apontando que 30% das APIs que serão lançadas até 2026 empregarão IA no processo de criação.

A integração da IA diretamente nas interfaces de programação de aplicativos permite que as APIs se beneficiem das capacidades avançadas de IA para melhorar suas funcionalidades, oferecer insights mais profundos e proporcionar uma experiência mais inteligente e eficiente tanto para desenvolvedores como usuários finais.

“Trata-se de uma tendência irreversível por todos os ganhos que ela oferece, abrindo caminho para que as APIs tenham cada vez mais foco na monetização”, analisa Daniela Costa, diretora para a América Latina da Salt. Após citar como exemplos bem-sucedidos de monetização de APIs, empregando diferentes modelos para produzir ganhos, Google Maps, Amazon Web Services (AWS), Spotify, Weather Company (IBM), PayPal, Slack, Microsoft Azure, DocuSign, OpenAI e Zoom, ela acrescentou que com o crescimento da Economia Digital, empresas de todos os portes e segmentos estão constatando o valor de suas APIs não apenas como do ponto de vista técnico, mas como ativos estratégicos capazes de gerar receita.

Para a executiva, as empresas pioneiras na adoção da combinação efetiva do uso da Inteligência Artificial (IA) e segurança vão ampliar em muito suas chances de sucesso junto ao mercado. “Com o emprego de IA é possível, entre outros benefícios, gerar respostas automática a incidentes de segurança, o que reduz em muito o tempo de resposta e diminuir custos operacionais, ao minimizar a intervenção humana, com os profissionais de segurança se preocupando com questões mais estratégicas.”

A executiva também antecipou que o Relatório de Segurança de API 2024 da Salt Security, que deve ser publicado ainda este mês, detectou que 95% dos entrevistados tiveram problemas de segurança no ciclo de produção de suas APIs nos últimos 12 meses. “Este número alarmante é consequência natural da crescente demanda pelas APIs, fazendo com que os maus atores concentrem seu foco nelas e nas valiosas informações sensíveis que por elas transitam. A monetização somente atrairá ainda mais desta indesejada atenção. Desta forma, cabe às empresas protegerem os Dados de seus clientes com a nova geração de ferramentas que também incorpora AI para identificar e barrar os ataques criminosos”.

Daniela Costa finalizou destacando que a sofisticação dos atuais ataques às APIs só pode ser enfrentada com sucesso com a adoção de soluções avançadas capazes de detectar em tempo real sutis anomalias de comportamento no tráfego, com o emprego de aprendizado de máquina e de grandes modelos de linguagem (LLM), como o incorporado recentemente de forma pioneira à Plataforma de Proteção de Segurança de API da Salt.

* https://www.idc.com/research/viewtoc.jsp?containerId=US51953724
** https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/gartner-preve-que-mais-de-30-do-aumento-na-demanda-por-apis-vira-de-inteligencia-artificial-e-de-ferramentas-que-usam-modelos-de-linguagem-302111925.html

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.