book_icon

Três principais tendências para experiências confiáveis no setor financeiro

No setor de serviços financeiros, a confiança do consumidor é a base para uma relação de sucesso. Essa confiança se constrói lentamente e a partir de uma soma de fatores, como um produto bom e digitalmente simples de usar, fácil acesso aos Canais de comunicação, agilidade no atendimento e na resolução de problemas e, principalmente, com a segurança dos Dados dos clientes.

Embora a imediatez sempre tenha sido uma necessidade dos consumidores, as novas tecnologias intensificaram as suas expectativas, pressionando as empresas a não apenas entregar informações instantâneas e personalizadas em tempo real, mas também a antecipar as necessidades antes que elas surjam, colocando uma maior importância nos Dados.

A partir do uso correto das informações dos clientes, as empresas são capazes de proporcionar experiências preditivas e instantâneas baseadas em IA, melhorando a personalização, a proatividade e a fidelidade do cliente, o que impacta diretamente na experiência do cliente (CX). Três tendências se destacam nesse sentido:

Instantaneidade na experiência do usuário
As empresas estão cada vez mais focadas em adaptar as experiências dos usuários instantaneamente, o que significa usar os Dados dos clientes em tempo real. Segundo o estudo CX Trends 2024 da Zendesk, cerca de 68% dos líderes de CX no setor financeiro sentem que estão atrasados em proporcionar as experiências instantâneas que os consumidores esperam. Para isso, 78% das organizações estão investindo ativamente em tecnologias que capturam e analisam sinais de intenção de forma automática, refletindo um compromisso com a previsão e solução proativa das necessidades dos clientes.

Líderes de CX como novos protagonistas da privacidade de Dados
À medida que a Inteligência Artificial (IA) e a personalização assumem papéis mais significativos, a privacidade dos Dados passa cada vez mais a depender dos líderes de CX. Estes líderes estão se adaptando para adquirir novas habilidades e assumir um papel ativo no processo de decisão sobre a privacidade de Dados. De fato, 81% deles afirmam que a proteção de Dados e a segurança cibernética são prioridades em suas estratégias de atendimento ao cliente. Essa tendência destaca a responsabilidade crescente desses gestores em garantir a segurança dos dados dos clientes enquanto enriquecem a jornada com experiências personalizadas.

Além disso, há um reconhecimento crescente dos desafios trazidos pela sofisticação das técnicas de fraude. Nesse contexto, 76% dos líderes de CX reconhecem a crescente complexidade das técnicas de fraude como um desafio significativo.

Segurança como parte integrante da jornada do cliente
A segurança deixou de ser um adicional e passou a ser integrada de forma contínua ao longo da jornada do cliente. Em um mundo onde a fraude digital é prevalente, as empresas reconhecem que a segurança não pode ficar em segundo plano. Ela deve ser incorporada na experiência, garantindo proteção sem comprometer a facilidade e a fluidez do serviço. Esta integração está redefinindo o que constitui uma experiência de qualidade. Por exemplo, 84% dos líderes de CX concordam que o custo e a complexidade da implementação da criptografia de Dados valem os benefícios, evidenciando uma mudança para práticas de segurança robustas que não só protegem mas também melhoram a jornada do cliente.

A transparência nas práticas de segurança e Dados também é vital para construir a confiança do consumidor. Cerca de 73% dos líderes de CX acreditam que, se os clientes não entenderem como seus Dados estão sendo usados, eles podem se sentir violados e inclinados a mudar para marcas que percebam como mais transparentes.

Estas tendências demonstram o desafio constante em oferecer experiências ao cliente que não só atendem às expectativas de serviço rápido e personalizado, mas também garantem a segurança e a privacidade dos Dados em cada etapa. Ao integrar a segurança de maneira transparente e responsiva, e ao colocar os líderes de CX no centro das decisões sobre privacidade, a indústria de serviços financeiros está pavimentando o caminho para uma confiança duradoura do cliente. Este é o futuro das experiências financeiras confiáveis, onde a tecnologia avança lado a lado com a segurança e a satisfação do cliente.

Por Ivan Preti, gerente sênior de Services Consulting na Zendesk.

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.