book_icon

V/Cert usa HSM com algoritmo pós-quântico da Kryptus

Novos modelos de identificação, autenticação e de provas digitais implicam novos desafios e requerem maiores níveis de segurança, portanto a funcionalidade adicional de algoritmo pós- quântico do kNET pode trazer maior produtividade e proteção aos ciclos de processamentos de Dados

V/Cert usa HSM com algoritmo pós-quântico da Kryptus

À medida que a Computação Quântica avança, aumentam os esforços da indústria de tecnologia da informação em se antecipar às ameaças e incorporar soluções capazes de se contrapor a máquinas que poderão, em um futuro próximo, quebrar esquemas de assinatura digital tradicionais, como RSA e ECC – algoritmos criptográficos altamente utilizados em aplicações de segurança. Empenhada em prover proteção contínua aos Dados de seus clientes, a V/Cert, que atua em certificação digital, integrou a seus processos o hardware de segurança (HSM) embarcado com algoritmo pós-quântico kNET, da Kryptus, multinacional brasileira de criptografia e segurança cibernética.

Espera-se que o algoritmo de Shor para Computadores Quânticos realize a quebra do RSA e do ECC em torno de 10 a 20 anos

“Como Prestadores de Serviço de Suporte (PSS) e Prestadores de Serviço de Certificação (PSC) devidamente credenciados pela ICP-Brasil, entendemos a necessidade de tratar os Dados e serviços como ativos essenciais. Por isso, buscamos sempre adotar tecnologias que permitam criar experiências digitais mais seguras e compatíveis com as necessidades de nossos clientes e parceiros”, afirma Márcio Nunes, diretor de certificação digital da V/Cert.

Além de ampliar as capacidades do kNET ao adicionar uma camada extra de proteção, a implementação do algoritmo pós-quântico Crystals-Dilithium proporciona segurança robusta de longo prazo para organizações que já se preparam para a transição de seus sistemas de assinatura digital.

“Espera-se que o algoritmo de Shor para Computadores Quânticos realize a quebra do RSA e do ECC em torno de 10 a 20 anos. Por isso, órgãos reguladores, como o NIST, dos Estados Unidos, têm se empenhado na padronização de algoritmos pós-quânticos capazes de resistir aos ataques desses computadores no futuro”, explica Sinara Pamplona, coordenadora técnica do kNET HSM.

Nunes completa: “Vemos a evolução criptográfica no dia a dia, e não há como pensar nas tendências aplicadas e vislumbradas com Inteligência Artificial – com as novas experiências transacionais e maior vivência digital das pessoas –, sem considerar novas técnicas computacionais para atribuir maior proteção ao ecossistema digital de cada indivíduo.”

O executivo da V/Cert observa que empresas de todos os portes precisam de ferramentas criptográficas mais poderosas no longo prazo. “Novos modelos de identificação, autenticação e de provas digitais implicam novos desafios e requerem maiores níveis de segurança, portanto a funcionalidade adicional de algoritmo pós- quântico do kNET pode trazer maior produtividade e proteção aos ciclos de processamentos de Dados.”

Clientes que já contam com a ampla gama de funcionalidades criptográficas do kNET HSM da Kryptus também poderão atualizar o software para a versão mais recente.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.