book_icon

Qualcomm Brasil impulsiona conectividade em utilities com tecnologia NTN

Modems 5G NTN de conexão híbrida, terrestre e satélite, da empresa serão implementados por alguns dos principais fornecedores do setor

Qualcomm Brasil impulsiona conectividade em utilities com tecnologia NTN

A Qualcomm Serviços de Telecomunicações (Qualcomm Brasil) está impulsionando a conectividade no ecossistema de Internet das Coisas (IoT), para o segmento de concessionárias de energia, por meio da oferta de modems 5G NTN (Non-Terrestrial Networks), que estarão adotados, ainda em 2024, por importantes desenvolvedores de dispositivos do setor. Esse ecossistema foi apresentado pela primeira vez no UTCAL Summit 2024, maior evento de utilities organizado pela UTC América Latina, no Rio de Janeiro (RJ), em abril de 2024.

Estamos trabalhando com fabricantes inovadores que já atuam no sistema elétrico e possuem uma grande experiencia operacional no Brasil

Os modems Qualcomm IoT-NTN possuem grande aplicação para sensores IoT para monitoramento e proteção de redes elétricas usando tecnologia totalmente padrão NTN segundo as especificações de 3GPP. Nas áreas urbanas, onde já existe conectividade terrestre através de redes 4G/5G públicas e/ou privadas, a conectividade NTN adiciona confiabilidade para o sistema elétrico por oferecer uma alternativa no caso de perda de conectividade das redes terrestres. Por outro lado, nas áreas rurais sem conectividades, a NTN permitirá a telemetria e supervisão para milhões de itens das concessionárias de energia que hoje tem pouca ou nenhuma conectividade.

“A conectividade NTN para dispositivos IoT da Qualcomm expande as redes terrestres 4G/5G, fornecendo-lhes cobertura universal para transmissão de dados”, afirmou Leonardo Finizola, diretor de Vendas da Qualcomm Serviços de Telecomunicações. “Ela permitirá que o planejamento do sistema elétrico possa decidir por supervisão e medição sem ter que preocupar-se com a disponibilidade de conectividade, além de ter baixo custo e baixo consumo de energia”, completou.

A M2M Telemetria será um dos fabricantes a lançar a solução com conectividade hibrida (terrestre e satelital), tendo dispositivos já preparados para os testes fim a fim. Os modems Qualcomm 9205S serão utilizados em medidores de energia (que fazem leitura remota) e dispositivos para telegestão de luminárias. “Estamos entusiasmados com essas novas soluções que proporcionarão às concessionárias o que há de mais avançado em termos de conectividade, para que possam oferecer serviços mais eficientes”, afirma Felipe Fulgêncio, CEO da M2M Telemetria.

Outras fabricantes de tecnologia que também estão desenvolvendo dispositivos IoT, sensores e cartões de comunicação para medidores e religadores de média tensão, com as soluções de conectividade 5G IoT-NTN, com lançamentos previstos a partir do último trimestre de 2024, são a HART BR, Tecsys, Novus e Constanta, entre outros. “Estamos trabalhando com fabricantes inovadores que já atuam no sistema elétrico e possuem uma grande experiencia operacional no Brasil. Queremos também os levar para outros mercados”, disse Finizola.

“O Grupo Constanta está usando os modems da Qualcomm Technologies para trazer inovações que integram conectividade terrestre e satelital, que serão implementadas em dispositivos de telemetria de ponta e sistemas de gestão remota, direcionados a setores críticos como energia, agronegócios e iluminação pública”, afirmou Roberval Tavares, CEO do Grupo Constanta.

A Neoenergia tem apoiado o desenvolvimento da tecnologia NTN no Brasil. “A possibilidade de oferecer supervisão, com soluções padronizadas, para a nossa infraestrutura onde a cobertura terrestre é limitada, permitirá um grande salto de eficiência e qualidade para nossos clientes, proporcionando comunicação com nossas equipes e na supervisão e controle das redes elétricas em áreas rurais”, finalizou Ricardo Leite, superintendente de Smart Grids da Neoenergia.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.