book_icon

ZenoX lança plataforma de IA generativa para segurança cibernética

O Vydar, uma plataforma de monitoramento, coleta, processamento e análise de dados que prioriza e classifica os riscos cibernéticos de marcas e empresas encontrados na Internet

ZenoX lança plataforma de IA generativa para segurança cibernética

A ZenoX, empresa brasileira especializada em inteligência de ameaças, lançou sua primeira ferramenta própria de segurança cibernética com IA Generativa: o Vydar, uma plataforma de monitoramento, coleta, processamento e análise de dados que prioriza e classifica os riscos cibernéticos de marcas e empresas encontrados na Internet.

Segundo a empresa, a plataforma reduz em mais de 90% o tempo gasto em monitoramento de ameaças (de dias para minutos) em relação aos produtos existentes no mercado. Antes, existia uma barreira tecnológica, agora quebrada por modelos de IA próprios generativos e de classificação, o que reduz drasticamente os falsos positivos, com 97% de assertividade.

A IA generativa do Vydar pode ser utilizada em diversas frentes para prever crimes no ambiente físico e virtual, antevendo ataques, definindo linhas do tempo em investigações e ajudando o poder público no processamento de uma quantidade massiva de dados

Muitos ataques poderiam ser detectados preventivamente por uma ferramenta como o Vydar, pois, utilizando IA, é capaz de classificar e contextualizar os dados rapidamente e com precisão. A plataforma vasculha toda a rede (Dark Web, Deep Web, Surface Web, plataformas de mensagens, fóruns, grupos de hackers etc.), monitora em tempo real e sinaliza com precisão as menções dessas marcas em ambientes digitais suspeitos.

De acordo com Gabriel Paiva, CEO da ZenoX, a plataforma do Vydar foi desenvolvida para revolucionar o mercado de segurança cibernética em função de seus recursos de IA que são capazes de monitorar, filtrar, analisar e correlacionar imenso volume de informação de forma imediata. “Hoje, empresas precisam de um batalhão de analistas para lidar com cerca de 45 mil eventos de segurança por mês, em alguns setores, passando dos 200 mil. Com a nossa plataforma, todos esses eventos são analisados, classificados e priorizados pela nossa IA proprietária. Os alertas que chegam são somente aqueles que possuem um possível impacto ao negócio. Isso economiza tempo de resposta e de força de trabalho”, explica Paiva.

Expectativa de negócios com IA

Com o lançamento do Vydar, a ZenoX espera receita de R$ 20 milhões ainda este ano por meio de novos contratos. A ferramenta será ofertada como produto independente ou como serviço, por meio de assinatura anual.

Já o Grupo Dfense, que possui exclusividade para comercialização do Vydar, planeja incrementar sua receita em 24% com a nova plataforma. O lançamento reduz o tempo gasto pelas equipes de cibersegurança e automatiza uma série de operações, já que a IA não tem paralisações e funciona 24/7.

Recursos da IA

A Inteligência Artificial generativa da ZenoX levou dois anos para ser concluída e, ao todo, foram investidas mais de 10 mil horas em Pesquisa & Desenvolvimento. Ainda, o projeto foi acelerado pelo Google, que forneceu a infraestrutura necessária para o desenvolvimento e modelagem avançada da Inteligência Artificial. A plataforma ainda conta com a IA generativa como um consultor, com análises e explicações sobre malwares, ataques, falhas de segurança, como pode ser respondido e mitigado a partir de perguntas simples do usuário. A IA proprietária da ZenoX foi treinada desde o início para segurança cibernética e ciberinteligência utilizando dezenas de terabytes de dados coletados e armazenados em Data Lake.

A plataforma pode ser integrada a outras soluções como de Service Management, SIEM e Identidade. Além disso, o Vydar é 100% customizável para particularidades de cada empresa e permite a criação de regras de monitoramento, relacionando ou até mesmo a geolocalização de menções. Se uma empresa com atuação no Brasil está sendo muito mencionada em fóruns na Dark e Deep web e canais privados com ameaças, o Vydar coleta, classifica e apresenta em um mapa global a localização e origem de cada ameaça.

A grande novidade que o Vydar traz para o mercado brasileiro é o Supply Chain Intelligence. Utilizado nos Estados Unidos e na Europa, o módulo monitora continuamente os fornecedores e tecnologias do cliente, avalia as exposições e emite alertas sobre os principais riscos e violações. Atualmente, segundo pesquisa da Prevalent, 61% dos ataques de intrusão ocorrem através da cadeia de fornecedores, por isso, o Supply Chain Intelligence entra como solução para mitigar riscos e evitar prejuízos pelo que é considerado como “caminho mais fácil” dos atacantes.

Mercados-alvo

A ZenoX tem como foco a oferta do Vydar a setores mais críticos em relação à proteção de dados de usuários finais (consumidores): Finanças, Varejo, Telecom; empresas que possuam grande volume de informações pessoais e cadastros de usuários, como nas áreas de Saúde e Educação.

Nos planos do CEO da ZenoX está a proposta de oferecer versões específicas do Vydar de forma gratuita às forças de segurança como Polícias Civis e Federal e ao Ministério Público para combate ao crime.

A IA generativa do Vydar pode ser utilizada em diversas frentes para prever crimes no ambiente físico e virtual, antevendo ataques, definindo linhas do tempo em investigações e ajudando o poder público no processamento de uma quantidade massiva de dados. Vydar é especialmente útil para instituições governamentais e policiais, pois coleta e processa todos os dados das fontes mais críticas da internet. Assim, essas instituições terão à disposição um banco de dados robusto, com uma IA como assistente, para auxiliar em pesquisas críticas.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.