A Inteligência de Dados está cada vez mais presente nos negócios, inclusive para ajudar líderes na tomada de decisões estratégicas. A startup de tecnologia em transporte corporativo, Fretadão, vem investindo principalmente em Big Data para que as empresas que contratam o transporte dos seus colaboradores consigam acompanhar, em tempo real, pontos como o cumprimento de rotas, quilometragem, eficácia do fretamento e a quantidade de funcionários embarcados, por exemplo.
Por meio da ferramenta de BI, são gerados gráficos, dashboards e outras informações relevantes, conforme a necessidade da empresa contratante. De acordo com Antonio Carlos Gonçalves – CEO do Fretadão, e Alexandre Santos – CTO e Co-founder da startup, as ferramentas são pensadas e otimizadas de forma contínua para as empresas e a segurança dos colaboradores.
“É possível avaliar a demanda por transporte, se é necessário ter mais carros em determinada rota, ou se existe um excedente de veículos. Outro ponto interessante é que, como as empresas também conseguem saber os colaboradores embarcados, podem tomar decisões, antes mesmo de começar o expediente”, explicam.
Além do uso da tecnologia para mitigar riscos e medir a satisfação da empresa e do colaborador, a economia também é uma grande vantagem. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela startup, em parceria com a Global Trevo Consulting, revelou que transporte é o benefício que mais pesa para as empresas, sendo que os gastos com benefícios com os empregados vão até 500 reais e os específicos de transporte representam, em média, 59% do total investido por colaborador.
Com a gestão de transporte inteligente oferecida pelo Fretadão, a estimativa é que esse custo tenha uma redução de até 50%.
Praticidade em Dados
Os clientes têm à sua disposição um sistema online para acompanhamento da gestão de transporte, projetado para otimizar e facilitar o acompanhamento do dia a dia das operações. Este painel do cliente oferece acesso a diversas informações e indicadores críticos relacionados às operações.
Por meio da análise destes Dados e indicadores contidos no sistema, empresas podem obter insights valiosos, permitindo-lhes tomar decisões estratégicas e baseadas em Dados, como contratar novos colaboradores que morem em uma região, dentro do serviço de um fretado já contratado.
Desafios
Até chegar em um formato ideal para ajudar as lideranças, Alexandre conta que a startup enfrentou diversos desafios. “A primeira dificuldade foi conseguir estabelecer uma infraestrutura para consolidar todas as informações. Atualmente, nós mantemos um conjunto de ferramentas que trabalham para levar esses dados dos sistemas de origem até os dashboards”, comenta.
“Agora, o nosso principal objetivo é continuar expandindo os investimentos em tecnologia de ponta para ajudar ainda mais as empresas, colaboradores e transportadores. Também trabalhamos de forma constante para melhorar a operação do Fretadão, então existem projetos em desenvolvimento que utilizam nossas bases de Dados para construir soluções Data- Driven, buscando sempre entregar informações estratégicas”, finaliza o CTO.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo