A rápida mudança, a evolução das prioridades de negócios e o crescimento da Inteligência Artificial (IA) criaram um desafio significativo para os líderes de tecnologia de hoje: lacunas críticas de habilidades em suas equipes. De acordo com um novo relatório da consultoria Robert Half, chamado Building Future-Forward Tech Teams, quase dois terços dos líderes de tecnologia entrevistados (65%) disseram que têm uma lacuna de habilidades dentro de seu departamento, e 62% sentem que a lacuna de habilidades tem um impacto maior hoje em comparação com um ano atrás.
De acordo com a pesquisa, as principais prioridades para os líderes de tecnologia este ano incluem:
– Segurança de sistemas de TI e informações
– Iniciativas de IA, aprendizado de máquina e automação
– Projetos em Nuvem
– Modernização tecnológica
– Engenharia e desenvolvimento de software
Um pool limitado de talentos disponíveis e lacunas significativas de habilidades tecnológicas podem colocar esses projetos em perigo e forçar decisões de corte de curvas que podem impactar negativamente os negócios. Quase todos os líderes de tecnologia (95%) relatam desafios para encontrar talentos qualificados, e mais da metade (51%) prevê que um desafio significativo de contratação será a falta de candidatos com os conjuntos de habilidades necessários para apoiar iniciativas essenciais.
“Nunca foi tão crítico ter uma estratégia de talentos que se alinhe com sua visão e objetivos de longo prazo”, disse Ryan Sutton, diretor executivo de Soluções de Talentos de Tecnologia da Robert Half. “Sem um plano de contratação e retenção definido para ajudar a preencher as lacunas de habilidades tecnológicas, será desafiador atingir objetivos e concluir projetos de missão crítica”, completou.
IA traz lacunas de habilidades
A necessidade de resolver lacunas de habilidades se acelerou com o surgimento de novos recursos de IA. Como mostrado no relatório, 90% dos líderes de tecnologia planejam implementar iniciativas envolvendo IA este ano, e 48% citam a falta de funcionários com habilidades de IA como a maior barreira para o sucesso. Além disso, a IA e o aprendizado de máquina lideraram a lista de habilidades em que os gerentes de tecnologia disseram que as lacunas são mais evidentes.
As organizações que buscam alavancar a IA buscam candidatos com uma mistura de habilidades técnicas e soft skills. Entre eles estão resolução de problemas, comunicação, pensamento criativo e visão de negócios. E dependendo do papel de um profissional no negócio, o conhecimento e as habilidades que ele pode precisar para trabalhar efetivamente com IA podem incluir:
– Programação
– Análise de dados e estatísticas
– Aprendizado de máquina (ML)
– Engenharia de software
– Ética e IA responsável
– Tecnologias de Big Data
– Estruturas de aprendizagem profunda
– Visão computacional
Construindo equipes de tecnologia para o futuro
Para ajudar a contratar, reter e promover equipes de tecnologia de alto desempenho, a Robert Half recomenda as seguintes estratégias:
Buscar e desenvolver candidatos de alto potencial: concentre-se em recrutar candidatos de tecnologia que tenham uma vontade de aprender novas habilidades que apoiem as prioridades de negócios e oferecer treinamento para candidatos promissores que podem ainda não atender a todos os critérios desejados.
Abrace um modelo de talento escalável: adotar uma combinação de profissionais permanentes, contratados e de consultoria pode ajudar a preencher lacunas de habilidades de forma rápida e eficiente, permitindo que sua equipe acesse profissionais com experiência especializada, mantenha os projetos avançando e permaneça ágil.
Apoie o upskilling: implemente programas que incentivem o pensamento inovador e o aprendizado contínuo. Isso ajudará a preparar seus funcionários e a organização para o futuro e impulsionar os esforços de retenção.
“Os profissionais de tecnologia de hoje devem evoluir continuamente e refinar seus conjuntos de habilidades e capacidades para serem eficazes no trabalho. E os líderes de tecnologia precisarão fornecer muitas oportunidades de treinamento e alavancar talentos internos e externos para acompanhar as prioridades de negócios e descobrir novas oportunidades.”, finalizou Sutton.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo