book_icon

Os UPSs na Borda da Rede estão redefinindo a continuidade e a eficiência no mundo digital

Em um mundo cada vez mais interconectado e dependente da tecnologia, a confiabilidade de um sistema de alimentação de energia ininterrupta (UPS) na borda da rede é um dos alicerces para a operação confiável dos serviços críticos. Esses sistemas proporcionam a continuidade da alimentação de energia em locais descentralizados, resultando na disponibilidade e na confiabilidade dos serviços críticos.

O Edge Computing desempenha um papel crucial na otimização, captura e processamento dos Dados das tecnologias emergentes como a Inteligência Artificial e o Aprendizado de Máquina, com aplicações que estão crescendo com taxas sem precedentes.

Os tempos de resposta da TI são críticos e as indisponibilidades podem ter um impacto em tudo – desde perdas financeiras até experiências de usuários ruins. Portanto, é necessário que as empresas tenham a capacidade de processar grandes quantidades de Dados com rapidez e de forma eficiente, tomando medidas para evitar faltas de energia, especialmente em aplicações como a entrega de conteúdo de alta definição ou a tomada de decisão dos veículos autônomos, nas quais cada milissegundo é importante.

UPS: Possibilitando a continuidade da alimentação de energia
De acordo com um estudo sobre os Efeitos do Monitoramento Remoto e da Manutenção Preventiva, na maioria dos casos, a capacidade de manter os sistemas críticos em funcionamento durante faltas de energia, surtos de energia e outros problemas elétricos imprevisíveis depende da confiabilidade dos sistemas UPS. Entretanto, o sistema UPS é tão confiável quanto a(s) bateria(s) que o respalda.

A Pesquisa Global sobre Data Centers do Uptime Institute de 2022 relata que problemas elétricos continuam sendo a principal causa (mais de 40%) das paradas. Com as empresas mais dependentes da digitalização dos processos internos e das interações com os clientes, faz sentido supor que as paradas estão se tornando cada vez mais caras, considerando tanto os custos diretos quanto os indiretos. Portanto, a continuidade da operação das baterias é essencial para a disponibilidade do UPS e o backup por baterias.

O gerenciamento inteligente das baterias é fundamental já que ele monitora as baterias, possibilita que sejam realizadas ações que prolongam a vida útil das baterias e, mais importante, ajuda a garantir que o UPS e as baterias estejam disponíveis durante as faltas de energia.

Os benefícios de monitoramento e manutenção do UPS e das baterias
Dentre os benefícios do monitoramento e da manutenção do UPS e das baterias na borda da rede estão:

Backup Ininterrupto da Alimentação de Energia: Possibilita que os dispositivos críticos, como servidores e equipamentos de rede, continuem funcionando mesmo nos casos de faltas de energia não planejadas. Na borda da rede, a infraestrutura elétrica pode ser menos confiável e sofrer interrupções frequentes, e pode ser mais difícil acessá-la se estiver operando em um local remoto.

Proteção Contra Variações de Tensão: O UPS pode também agir como uma defesa contra as variações de tensão e distúrbios nos serviços elétricos que alimentam a aplicação. Ao monitorar ativamente a energia entrando e ajustando a energia fornecida, o UPS funciona como uma proteção crítica.

Maior Confiabilidade: De acordo com o estudo “Os UPSs na Borda da Rede estão redefinindo a continuidade e a eficiência no mundo digital”, a manutenção especializada e o monitoramento remoto do UPS e das baterias aumentam a confiabilidade do equipamento.

Eficiência Operacional: Estratégias proativas, como o monitoramento inteligente de baterias, possibilitam ações preventivas. A integração dessas tecnologias melhora a eficiência operacional e a tomada de decisão.

Para lidar com essas necessidades dos usuários, os Data Centers enfrentam os desafios de melhorar a eficiência e a confiabilidade em locais descentralizados.

Por Francisco Sales, diretor de serviços da Vertiv América Latina.

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.